segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O que aprendemos com o Globo de Ouro 2013?



A entrega dos Golden Globe Awards ontem à noite foi cheia de surpresas. Quer dizer, nem tantas surpresas. Mas nos diz muito do porquê o Globo de Ouro tem deixado de ser a referência para o Oscar nos últimos anos. A começar pela premiação de “Argo” em Melhor Filme – Drama e Melhor Diretor para Ben Affleck. Tá, tudo bem que “Argo” deve ser um filmão (sim, o blogueiro ainda não assistiu), mas a comoção geral este ano era para que “Lincoln”, de Steven Spielberg, dominasse os prêmios a que estava concorrendo. Ainda mais inesperada foi a vitória de Affleck, o ator-que-virou-diretor que bateu Spielberg, Ang Lee e Quentin Tarantino.

Se por um lado “Argo” foi uma surpresa (vide a expressão do próprio Ben Affleck), o musical “Os Miseráveis” confirmou o favoritismo como Melhor Filme - Comédia/Musical e ainda nas categorias de Ator para Hugh Jackman e Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway, que deve repetir o mesmo resultado no Oscar. 

No Globo de Ouro, o favoritismo de “Lincoln” só ficou mesmo para Daniel Dae-Lewis, que venceu na categoria Melhor Ator – Drama, enquanto Quentin Tarantino levou Melhor Roteiro por “Django Livre”. Tarantino conseguiu também um segundo prêmio de Ator Coadjuvante para Christoph Waltz, depois da proeza que foi “Bastardos Inglórios” alguns anos antes.

Outras surpresas ficaram por conta das categorias das Atrizes. Em Comédia/Musical, Jennifer Lawrence, que até era favorita, ganhou por “O Lado Bom da Vida”, mesmo concorrendo contra Meryl Streep (com direito até à piadinha). Já em Drama, a tensão foi grande até o anúncio, com Jessica Chastain se sagrando vencedora por “A Hora Mais Escura”. Naomi Watts, Helen Mirren, Rachel Weisz e Marion Cotillard também estavam no páreo, mas como Naomi Watts é a única concorrendo ao Oscar, junto com Chastain, as chances da vencedora diminuem no prêmio da Academia.

A noite fecha ainda com “As Aventuras de Pi” ganhando Trilha Sonora, “Valente” em Animação – embora não merecesse, já que “Detona Ralph” e “Frankenweenie” são muito melhores -, e Adele ganhando mais um prêmio por sua canção “Skyafall” para o mais recente filme da franquia 007. Essa sim foi uma reação genuína e completamente surpresa. Michael Haneke também ganhou o prêmio de Filme Estrangeiro por “Amor”, o que também deve se confirmar no Oscar.

Resumo: apesar de a noite ter sido boa, pela experiência não dá pra dizer se o Globo de Ouro é um bom termômetro para o Oscar, mas deixa a cabeça dos espectadores e votantes ainda mais confusa, já que a Academia tende a premiar longas mais, digamos, clássicos, e “Argo” é um filme que revigora o fôlego da indústria cinematográfica. Lembrando que o Oscar também traz nomes como “Indomável Sonhadora” e “Amor” em categorias importantes, então, a noite do dia 24 de fevereiro será mesmo surpreendente.

Nenhum comentário: