sexta-feira, 20 de julho de 2012

Chernobyl

Chernobyl Diaries
(EUA, 2012) De Bradley Parker. Com Jesse McCartney, Johnathan Sadowski, Olivia Dudley, Ingrid Berdal e Dimitri Diatchenko.

Você já assistiu a este filme. Grupo de jovens se perde no meio do nada e um a um vai morrendo. No fim, descobre-se o mistério que (geralmente) não é satisfatório. Pegue esse roteiro e faça com que ele se passe em Chernobyl, a cidade ucraniana devastada por um acidente nuclear na década de 1980. O que parece ser uma ideia de gênio se transforma num filme absolutamente sem pretexto, com único intuito de mostrar gente morrendo. O terror que pretende ser do tipo mais psicológico e não mostra o que é o monstro/assassino/força sobrenatural em questão de início, não funciona e aposta mais em momentos toscos do que no desenrolar da história em si.

Os amigos Zoe, Amanda e Chris encontram Paul, irmão de Chris, na Ucrânia, de onde eles devem embarcar num passeio turístico a Moscou. Porém, Paul consegue um passeio à cidade fantasma de Pripyat, vizinha à usina nuclear de Chernobyl. Além deles e de Uri, o guia, mais dois turistas se juntam ao passeio. A princípio, todos são barrados, mas Uri conhece um desvio e eles acabam por entrar na cidade, mesmo consciente dos níveis de radiação. Conforme alguns eventos estranhos acontecem, eles decidem ir embora, mas a van de Uri quebra e eles ficam à deriva, em plena Pripyiat. Quando anoitece, o perigo aumenta, colocando a vida de todos em risco, fazendo com que eles sejam atacados criaturas estranhas.


Como se não fosse o suficiente não conseguir fazer o espectador acreditar que aquela história pudesse mesmo se passar em Chernobyl na maior tranquilidade (!), o suspense também não contribui nem um pouco para torná-lo crível. A cada passo dos personagens dentro da cidade-fantasma, uma situação bizarra acontece, a ponto de um urso (sim, um urso) estar escondido dentro de um prédio, no maior clima de “Lost”. 

As atuações não convencem e o roteiro não explica nada sobre o que pode ter acontecido no local (além do próprio acidente nuclear, claro) para que os mistérios e perigos pudessem estar acontecendo. Afinal, quem são os inimigos? São zumbis? São pessoas contaminadas pela radiação? E os animais? Também foram contaminados? Mas não deviam ter morrido todos? Eles têm intelecto, mas comem gente? Como é que é isso? Enfim, se um roteiro levanta mais perguntas do que consegue responder, sinal de que eu não devia estar prestando atenção a elas. O final, tão clichê quanto possível, deixa claro o que você já sabia desde o começo. Melhor ler sobre o caso Chernobyl na internet, que dá muito mais medo.

Nota: 3,0

Nenhum comentário: