terça-feira, 24 de abril de 2012

American Pie - O Reencontro


American Reunion
(EUA, 2012) De John Hurwitz e Hayden Schlossberg. Com Jason Biggs, Eugene Levy, Sean William Scott, Alysson Hannigan, Tara Reid, Mena Suvari, Chris Klein, Thomas Ian Nicholas, Eddie Kay Thomas, John Cho e Jennifer Coolidge.

Lançado em 1999, “American Pie – A Primeira Vez é Inesquecível” pode ser considerado um dos maiores filmes de seu gênero – o besteirol. O filme tem seus detratores e defensores, mas é fato que ele retrata muito bem os adolescentes dos anos 1990. As dúvidas, as descobertas, os hormônios em alta, as aventuras escolares, várias características ficaram marcadas com a turma que é vista no filme. Eis que treze anos – e oito filmes depois – a franquia retorna com seu elenco original, trazendo a galera do primeiro filme reunida. É verdade que depois de “American Pie 3 – O Casamento”, a série descambetou para uma vertente mais apelativa, com adolescentes mais ‘babacas’ e várias desculpas para mulheres seminuas desfilarem.  É verdade também que a série abriu caminhos novos para os atores. Jason Biggs trabalhou com Woody Allen e Mena Suvari é a peça chave do vencedor do Oscar “Beleza Americana”. Sean William Scott também apareceu em vários títulos. Mas é por “American Pie” que todo o elenco ficará eternamente marcado. “O reencontro” está aí pra provar.

Treze anos depois de se formar, Jim e Michelle retornam à sua cidade natal para o encontro dos formandos de 1999. Jim irá reencontrar os amigos Finch, Oz e Kevin, cada um com uma vida diferente, agora que são adultos. De todos, Stifler é o único que parece não ter crescido nem um pouco. Porém, o reencontro da turma irá mexer muito mais com os amigos. Jim e Michelle terão que repensar sua vida conjugal; Oz (que agora é apresentador de TV e celebridade) reencontra sua paixão de escola, Heather, mas ambos estão em outros compromissos; Mesmo caso de Kevin, agora casado, que reencontra Vicky e fica balançado; Finch é o único que parece ter tido uma vida de aventuras pelo mundo, enquanto Stifler não consegue entender os problemas da vida adulta.


“American Pie – O Reencontro” é mais uma ode à franquia original, com situações típicas da série e muitas piadas envolvendo sexo, azaração e diversão. Como homenagem, o filme funciona muito bem já que a franquia é marco de uma geração, como já foi dito aqui. Sendo assim, “O Reencontro” faz rir do começo ao fim. Muito disso se deve ao desempenho dos atores, muito confortáveis em seus papeis, uma vez que praticamente nasceram para interpretá-los.

As situações também são engraçadas quando colocam em um confronto os agora adultos Jim, Kevin, Oz, Finch e Stifler contra os adolescentes de hoje em dia, fãs de Justin Bieber e típicos da geração Facebook (coisa que não existia em 1999). Daí é interessante perceber como as relações pessoais e certas situações são diferentes com apenas 13 anos de distância. Um exemplo é quando Stifler para em uma casa, numa determinada cena, e pede para usar o telefone, já que eles passam por uma emergência. A resposta do dono da casa é clara e natural: “Nenhum de vocês não tem celulares?”.

No todo, é interessante vermos como essa turma ficou depois de adulta. Uma verdadeira homenagem à franquia original (que não inclui “Tocando a Maior Zona”, “O Último Stifler Virgem”, “Caindo em Tentação” e “O Livro do Amor” – todos lançados diretamente em home vídeo). Goste ou não do gênero besteirol, o filme está aí como retrato de uma geração que, apesar de tudo, cresceu junto com a galera de “American Pie”.

Nota: 8,0


Nenhum comentário: