quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Glenn Close e seus caminhos no Oscar


Glenn Close ficou marcada por diversos papeis que realizou até hoje em sua carreira. “Ligações Perigosas”, “101 Dálmatas”, “Atração Fatal”, “Mulheres Perfeitas”, a série “Damages” e seu novo trabalho, “Albert Nobbs”, que a leva para sua sexta indicação ao Oscar. A atriz também é sempre lembrada pelas injustiças da Academia em sua não premiação, especialmente por “Ligações Perigosas”.

Há uma corrente – pequena, é verdade – que diz que Glenn poderia receber o Oscar na noite de 26 de fevereiro para compensar todas as esnobadas anteriores. Isso pode ser extremamente difícil, uma vez que a noite está concorrida e já tem briga certa entre as amigas Viola Davis e Meryl Streep.

Pelo sim, pelo não, vale lembrar a trajetória de Glenn Close no Oscar em todas as vezes que perdeu.

1983 – O Mundo Segundo Garp
Em um dos últimos filmes do diretor George Roy Hill (“Butch Cassidy), Close interpreta a mãe do escritor T.S. Garp, personagem de Robin Williams. Foi indicada a atriz coadjuvante, mas perdeu para Jessica Lange (“Tootsie”).  Além desta, o filme só teve mais uma indicação, de melhor coadjuvante para John Litgow, que também perdeu.
 
1984 – O Reencontro
Um ano depois, Glenn Close retorna ao tapete vermelho do Oscar, indicada a melhor atriz coadjuvante pelo filme “O Reencontro”, sobre um encontro de amigos de faculdade. O longa de Laurence Kasdan (“O Apanhador de Sonhos”) foi indicado ainda a Melhor Filme e Melhor Roteiro. Close perdeu o Oscar para Linda Hunt, por “O Ano em que Vivemos em Perigo”.

1985 – Um Homem Fora de Série
De novo, Glenn Close, que se tornou uma espécie de diva do cinema nos anos 1980, junto com Meryl Streep. Porém, ela ainda se destacava em papeis coadjuvantes como esse, em que contracenou com Robert Redford. Desta vez, quem levou o Oscar de Atriz Coadjuvante foi Peggy Ashcroft, por “Passagem para a Índia”.
 
1988 – Atração Fatal
Aí sim. Glenn Close em um de seus melhores papeis até hoje, a obsessiva Alex de “Atração Fatal”, filme de Adrian Lyne. O filme recebeu seis indicações, incluindo Melhor Filme, e não levou nenhuma. Quem ficou com o Oscar de Melhor Atriz foi... Cher, por “Feitiço da Lua”. Algumas pessoas chiaram, mas não tanto quanto em...
 
...1989 – Ligações Perigosas
No filme de Stephen Frears, Close interpreta a Marquesa Isabelle de Merteuil em uma trama que envolve relacionamentos um tanto quanto não convencionais. O filme levou três dos sete Oscars no qual foi indicado, mas Close perdeu outra vez, para Jodie Foster em “Os Acusados”. A polêmica em torno da não premiação de Close foi muito forte e é considerada uma das maiores injustiças do Oscar, especialmente porque no ano seguinte Foster ganhou seu segundo Oscar por “O Silêncio dos Inocentes”.

2012 – Albert Nobbs
Vinte e três anos depois de ser indicada, Close volta ao páreo interpretando... um homem. É sua melhor chance em anos, mas infelizmente o páreo já está suficientemente apertado. Mas pelo menos, a indicação nos fez relembrar dos grandes papeis da atriz e de sua contribuição para o cinema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Glenn Close é uma atriz fenomenal. A falta da estatueta em sua estante não diminui em nada o seu brilho de atriz. Esta sexta indicação só confirma o seu talento, ainda não premiado com a estatueta por pura falha da academia.