quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Porque “Tintim” ficou de fora do Oscar?

Todo mundo chiou horrores neste dia 24 de janeiro quando, no anúncio dos indicados ao Oscar de melhor filme de animação, “As Aventuras de Tintim” ficou de fora da lista, sendo que, pouco mais de uma semana antes, o filme ganhara o Globo de Ouro na mesma categoria.  Começaram então os berros de “injustiça” e “decepção”.

Acontece que não houve injustiça por parte da Academia e sim o cumprimento das regras. Segundo a AMPAS (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), um filme que utiliza a captura de performance não é considerado filme de animação. Para tal, o filme teria que ser todo construído digitalmente ou com animação tradicional, stop motion, enfim, algo que utilizasse métodos artificiais de animação e não algo natural como os movimentos humanos.

Faz sentido? Não sei. A Academia ainda não reconhece a técnica, assim como aconteceu com Andy Serkis e sua fortíssima campanha para indicação ao Oscar de Ator Coadjuvante por seu papel em “Planeta dos Macacos – A Origem”. Mas pelo menos é uma justificativa para a não indicação de “Tintim” na categoria. Mas nada, NADA, explica a inclusão do fraquinho “O Gato de Botas”.



Nenhum comentário: