sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

"Harry Potter" e as categorias principais do Oscar

Você aí, meu amigo pottermaníaco, já terminou de chorar pela não indicação de “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” a melhor filme no Oscar? Sim, eu sei como você se sente, adoraria ver aquela décima vaga preenchida pelo filme do bruxo. Porém, é um tanto inegável pensar que, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. “HP7.2” é um ótimo filme e, sobretudo, um excelente final para a franquia, sem falar da fidelidade ao livro e à expectativa dos fãs. Harry Potter mudou gerações inteiras, é verdade. Mas “HP7.2” tem pontos cruciais que podem ter sido os causadores de sua esnobada nas categorias principais.

Primeiro, vamos deixar claro que fazer bilhões de dólares em bilheterias mundiais não faz muito efeito, ou então teríamos que torcer por uma indicação a “Amanhecer” também. Tá que muitos indicados em quase 90 anos de Oscar foram campeões de bilheteria, mas estão longe de ser a regra. Apesar disso, números tão grandes deveriam chamar a atenção. “HP7.2” não foi só um sucesso de público, como de crítica.

O problema é que “Harry Potter” (a franquia, e não apenas esse filme) é considerado filme de fantasia, um gênero não muito privilegiado pela Academia. Novamente, temos exceções em filmes de fantasia indicados, como “Avatar” e até um vencedor, “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”. Abrir uma exceção aqui seria fácil também, certo? Sim, mas aí entra um novo problema.

Para encurtar o nome, todo mundo se acostumou a chamar a Parte 2 de “As Relíquias da Morte” de “HP7.2”. É esse '.2' que põe tudo a perder. O filme é a segunda metade de um todo incompleto que deixou seu início lá em 2010... melhor, em 2001, quando a franquia começou. A Academia já não é muito chegada em sequências, que dirá em “partes 2” de uma sequência. Convenhamos, o último filme é o melhor de todos os oito, mas não funciona sozinho. Diferente de “Toy Story 3”, por exemplo. Ou do próprio “O Senhor dos Anéis”, que teve toda a trilogia indicada. Vai entender a lógica da Academia...

Por último, é só olhar os tipos de filme indicados esse ano. Filmes dramáticos, filmes de autor e filmes com mais sucesso de crítica ainda. Cabia uma vaguinha para “Harry Potter”, ainda mais como reconhecimento à contribuição ao cinema que a franquia ofereceu. Porém, eu como fã da saga, me recuso a ganhar uma indicação apenas como prêmio de consolação.

Nenhum comentário: