sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Os Muppets e filmes de desenho no cinema



Dentre todos os filmes sobre desenhos lançados recentemente, “Os Muppets” é o único que eu devo ir ver. Claro, o filme se baseia no show dos anos 1970 e não no desenho dos Muppets Baby que eu acompanhava na infância, mas mesmo assim fica a pergunta: a fórmula funciona? 

Pergunto isso porque vimos uma enxurrada desse novo gênero ser despejada nas telas, atraindo certa legião de fãs, mas que não satisfaz no roteiro, na produção ou até mesmo na fidelidade da história. Pra citar alguns, tivemos “Os Smurfs”, “Zé Colmeia”, “Marmaduke” e “Alvin e os Esquilos”. Este último parece ter agradado o maior número de pessoas, com piadas novas e adequadas tanto ao público antigo como o novo.

Só que a fórmula se desgasta justamente nessa tentativa de relacionar os públicos. Colocar humanos ao lado dos personagens, sejam eles mais reais, sejam criados em computador, não dá muito certo, porque os humanos – os que deveriam dar um gosto a mais na história toda – sempre saem com cara de bobos. Aí vamos para os desenhos e eles estão completamente mudados. 
 
Só pra citar um exemplo mais antigo, “Scooby-Doo”, embora divertido, colocou a trupe da Mistério S.A. em meio a uma coisa meio colorida/bizarra/tosca que mexeu com muita coisa do desenho original. Desagradou certos fãs, mas conquistou uma molecada que gostou da história, sobretudo o romance de Fred e Daphne, algo que é mais que implícito no desenho. Não à toa conseguiu uma continuação, que enterrou de vez a franquia no limbo. 

“Garfield” tentou também ir pelo mesmo caminho, apostando no carisma do personagem, mas a tentativa de transformar o gato mais preguiçoso do mundo num herói dos filmes de ação foi o que estragou tudo. Isso e as caras de patetas de Breckin Meyer e Jennifer Love-Hewitz. A continuação (“A Tale of Two Kitties” – aargh!) tentou consertar as coisas com um “gêmeo” preguiçoso do gato – Fail! Fail! Fail!

“Os Muppets” deve ir para um caminho diferente e não deve inventar demais. Pelo menos é o que os produtores estão vendendo. Tanto é que colocaram nomes como Amy Adams e Chris Cooper para atuar com os bonecos. Agora é torcer pra tudo não cair na canastrice de tentar apenas ganhar dinheiro com a infância dos outros.

*Vale lembrar que “Os Muppets” já estiveram nos cinemas antes em 1974 e em 1984, ambos clássicos do antigo Cinema em Casa, do SBT.

Nenhum comentário: