quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Amanhecer: post complemento



Reli as minhas críticas de filmes anteriores. Exaltei “Crepúsculo”, que para mim é o melhor filme dos quatro produzidos. “Lua Nova” apresentou os lobisomens e deu certa continuidade ao primeiro. “Eclipse” derrapou sim em algumas coisas, mas não chega a ser tão ruim como eu havia dito aqui. Digo isso porque pode parecer muita contradição eu ter gostado tanto do primeiro filme e as minhas impressões irem decaindo ao longo das produções. Isso se dá porque, ao longo dos anos, a minha própria percepção com relação aos filmes e à escrita cinematográfica mudou. Minha ótica sobre o livro “Crepúsculo”, quando o li a primeira vez, é diferente de quando li “Amanhecer”. Apesar de gostar da leitura, nunca discordei que Stephenie Meyer escreve como uma adolescente. Apesar disso, a aura que ela cria nos personagens funcionou para inebriar esses mesmos adolescentes que ela almeja – coisa que eu mesmo era quando o primeiro livro foi lançado.

Já com os filmes, é diferente. É outra linguagem, mesmo que seja a mesma história. Cada diretor foi único em sua produção e sem dúvida imprimiu sua marca nos filmes. A Summit, de olho no dinheiro que eles iriam trazer, é que forçou a mão enchendo o filme de efeitos e elementos visuais (leia-se Taylor Lautner sem camisa) e esqueceu-se de acertar o roteiro. Confiou demais na legião de fãs e se apoiou na fama de arrasa-quarteirão para entregar histórias que melhoraram na qualidade, mas decaíram no conteúdo. E é assim que percebo a saga: uma saga acomodada em fãs. Claro, o fato de “Amanhecer” ser um tanto mais sem graça que os outros é culpa também do diretor. Embora a principal culpada mesmo seja Stephenie Meyer, que anos depois de escrever “Crepúsculo”, escreveu o desfecho da história de forma simplista, preguiçosa e ruim. Desfecho esse que o público vai esperar um ano para conferir nas telonas.

Nenhum comentário: