segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Lanterna Verde

Green Lantern

(EUA, 2011) De Martin Campbell. Com Ryan Reynolds, Peter Saarsgard, Blake Lively, Mark Strong, Tim Robbins, Angela Bassett, Geoffrey Rush e Michael Clark Duncan.

A DC Comics tenta. Mas tenta muito. Mas parece que os filmes baseados nos heróis da casa tem uma espécie de maldição no entorno deles. Curiosamente, os responsáveis por essa maldição podem ser os próprios executivos da Warner Bros., detentora dos direitos de adaptação de todos os personagens da DC. De tudo o que já foi lançado até hoje, somente a franquia “Batman” consegue se equivaler aos filmes da Marvel (na verdade, até superando-a), porque de resto... Não que “Lanterna Verde” seja do nível de “Mulher-Gato”, por exemplo, mas o filme do diretor Martin Campbell é um show de luzes pitoresco que beira o nível da piada, quase fazendo o próprio herói de ridículo. Será talvez uma implicância com seres mais fantásticos em frente aos “humanizados” heróis da Marvel? Talvez. Mas já que a receita deu certo com Batman, se a ideia era fazer bombar todo mundo, seguir a mesma cartilha seria um bom exemplo.

O piloto de testes Hal Jordan se torna o guardião de um anel verde que confere a ele grandes poderes e o torna membro de um esquadrão intergaláctico de guardiões do universo, os Lanternas Verdes. Ele enfrenta uma série de dúvidas e questionamentos perante outros membros da liga, mas sua ajuda será necessária quando uma força do mal está prestes a destruir a Terra.

Nem é falta de esforço do Lanterna Ryan Reynolds – que descartou a chance de vestir o uniforme de outro herói, o Deadpool, da Marvel, num possível filme solo. Dá até uma vergonha alheia pelo Tim Robbins e pela cabeça enorme do Peter Sarsgaard, mas a condução da coisa, como se fosse um filme infantil, repetindo (pasmen!) a aura do desenho animado e não necessariamente dos quadrinhos, com certeza bem mais sombrios. Prova de que a DC ainda tem que correr muito atrás se quiser colocar seu filme da Liga da Justiça em pé de igualdade com o que vai ser “Os Vingadores”.

Ah, “Lanterna Verde” se encaixa no time de caçadores de dinheiro que fazem uma conversão qualquer da película para o 3D e cobram uma fortuna pelo ingresso, sendo que não vale nem um centavo da tecnologia. Altamente recomendado o 2D convencional nesse caso.

Nota: 6,0

Efeitos 3D: 1,5

Nenhum comentário: