terça-feira, 31 de maio de 2011

Antes de X-Men

Há pouco mais de 1 ano atrás eu comentei aqui mesmo neste blog tão indigno da atenção de vocês sobre a novela “X-Men: First Class”. Bem, no dia 3 de junho (sexta-feira que vem) vamos conferir o último capítulo e saber se a espera valeu a pena. Com propagandas espalhadas por todo canto e com um número muito maior de cópias dubladas a serem distribuídas aos cinemas, “X-Men: Primeira Classe” espera redimir os fãs da franquia dos mutantes quanto ao final relativamente fraco da trilogia original.

Não dá pra comentar o quarto (ou será o primeiro?) sem falar dos outros três. “X-Men” (2000) foi o primeiro grande filme de super-heróis do século XXI, isso no fim do século XX. Não só lançou a moda “fidelidade aos quadrinhos” como rendeu um personagem memorável do cinema: Wolverine, tanto que tem gente achando um absurdo o guerreiro de adamantium não estar neste novo filme, falando sem saber.

Já “X-Men 2” (2003) fez as bilheterias estourarem de tanto dinheiro, em um filme melhor produzido que o primeiro. Wolverine se firma mais uma vez como mutante absoluto. E a Fox perde a cabeça, deslumbrada com tanto dinheiro. Aí é que houve o erro.

A sequência “X-Men: O Confronto Final” (2006) colocou alguns (leia-se muitos) personagens a mais, embolou umas quinze tramas paralelas e fez todo mundo ficar meio zonzo. Resultado: custou quase o dobro do segundo filme, arrecadou mais em bilheteria, mas desagradou os fãs e a crítica. Sem falar que a resposta americana ao filme foi inesperada. Pra um filme que custou US$ 210 milhões, ter arrecadado pouco mais que essa quantia em casa (US$ 234 mi) faz muita diferença.

É nesse clima que “First Class” entra, tentando contar as origens dos mutantes da mesma forma como foi feito com “X-Men Origens: Wolverine” (2009). E aí posso arriscar de que a Fox aprendeu um pouco a lição e tem se mostrado menos Fox e mais Marvel. Isso quer dizer um filme digno dos fãs. E se os fãs gostarem, os não fãs vão gostar mais ainda.

Ah, e tem a galera nova, uma geração de atores renovada que é promissora não só em filmes de aventura. Esses são Michael Fassbender (Magneto), James McAvoy (Charles Xavier), January Jones (Emma Frost) e Jennifer Lawrence (Mística), essa última recém-indicada ao Oscar por “Inverno da Alma”.

“X-Men Primeira Classe” estreia em 3 de junho.

Veja também:

X-Men First Class – A Novela

Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Ah, eu tenho boa expectativa em relação a esse novo! até pela forma como o roteiro parece ser desenvolvido, a premissa dele em si, o tema...acho que vai ser legal e até um pouco fiel ao HQ sim. Quanto aos filmes anteriores, muitos criticam que nada tem a ver com a 'essencia' do X-Men quadrinho, mas eu gostava de ver, principalmente pelas atuações. Apesar do terceiro filme ser o mais fraco dos tres, fato.

abraço