quarta-feira, 13 de abril de 2011

TOP 10 - Filmes sobre o meio ambiente

E aí, saudades do Top 10?? Eu também! E o dessa vez foi ótimo de fazer.

O meio ambiente é uma preocupação generalizada, mas porque tão pouco ainda é feito? Mesmo que existam defensores da teoria anti-aquecimento global, é uma questão de lógica pensar que precisamos cuidar dos recursos naturais ou eles vão acabar. É assim com o dinheiro, é assim com os pertences pessoais, porque não pensar assim com o meio ambiente? No cinema, alertas não faltam e a estreia de “Rio” traz mais um filme que, de uma maneira ou de outra, irá fazer você prestar atenção no meio ambiente, especialmente se for um carioca como eu. Por isso, separei dez filmes que falam sobre ecologia, sustentabilidade e meio ambiente. A lista a seguir foi sugestão da leitora Kátia Regina dos Santos, que tem um blog sobre ciências biológicas (cienciaskatiabio.blogspot.com) ,e tem colaborações dela e do Armando Martins, do blog Listas de 10 .

10 Os Simpsons – O Filme
(Simpsons Movie. EUA, 2007. De David Silverman)

No desenho que já tem mais de 20 anos, o tema sempre vem à tona, quase sempre gerado por conta da Usina Nuclear de Springfield. É a usina e os próprios maus hábitos dos moradores da cidade que fazem com que toda Springfield seja trancada numa imensa bolha de vidro! O governo americano decide tomar esta medida drástica ou todo o país irá sofrer. Mais dramático do que os desenhos costumam ser, “Os Simpsons – O Filme” carrega nas tintas do exagero, claro, até mesmo por sua própria natureza. Mas ajuda a alertar sobre os perigos de não preservação do meio ambiente e até a discutir sobre energia nuclear, assunto tão em voga ultimamente, depois da catástrofe no Japão.

9 Syriana – A Indústria do Petróleo
(Syriana. EUA, 2005. De Stephen Gaghan. Com George Clooney, Matt Damon, Jeffrey Wright, Amanda Peet e Christopher Plummer)

Quantos pauzinhos são mexidos quando se trata de dinheiro? Quando se trata de petróleo, então, nem se fala. Uma indústria cercada de mentiras, corrupções e falcatruas esconde também uma série de medidas que poluem, prejudicam o meio ambiente e colocam a culpa no consumidor final: você. O filme é produzido por George Clooney, que levou um Oscar de Ator Coadjuvante pela sua atuação no filme. 



8 O Dia Depois de Amanhã
(The Day After Tomorrow. EUA, 2004. De Rolland Emmerich. Com Dennis Quaid, Jake Gylenhaal e Emmy Rossum). 

Uma nova era do gelo é possível? Talvez possa ter sido só mais um exagero de Rolland Emmerich, mas é uma opção que não pode ser descartada. O derretimento das calotas polares irá ocasionar uma mudança radical na geografia da Terra e é com essa premissa que “O Dia Depois de Amanhã” se desenrola. E se engana quem pensa que isso está longe de acontecer. A NASA, agência espacial americana, anunciou o derretimento total do Polo Norte em 2012 (o que lembra outro filme de Rolland Emmerich que fala sobre isso...). Vai pagar pra ver? O aquecimento global é culpa de todos, inclusive minha, sua, nossa.

7 Terra
(Earth. EUA, Alemanha, UK, 2007. De Alastair Forthergill e Mark Linfield)

Primeiro filme da Disneynature, divisão da Disney destinada só a falar do meio ambiente, o documentário “Terra” mostra o cotidiano de animais terrestres que estão tendo que enfrentar questões bem mais complexas do que só o que fazer pra conseguir comida. Eles estão ficando sem espaço, sem água, sem recursos, sem proteção e sem vida. Apesar de um aspecto bem didático, “Terra” chama a atenção pelo seu visual, já que conta com produtores oriundos do Discovery Channel e do National Geographic Channel. O projeto deu tão certo, que a Disney já lançou o segundo filme, “Oceanos”, que segue a mesma linha com animais do fundo do mar.


6 Wall-e
(Wall-e. EUA, 2008. De Andrew Stanton)

A vida no planeta se tornou insustentável e os humanos fugiram a bordo de uma mega nave espacial. A Terra se transformou num imenso depósito de lixo, onde robôs tem a função de compactar toda a sujeira. Com o tempo, todos eles pifam e só sobra um, Wall-e, que continua efetuando sua tarefa até que um dia ele presencia a chegada de Eva, uma robô enviada pelos humanos com a diretriz de achar vestígios de vida. Difícil, mas não impossível.




5 Erin Brocovich- Uma Mulher de Talento
(Erin Brockovich. EUA, 2000. De Steven Sorderbergh. Com Julia Roberts, Albert Finney)

Até que ponto uma simples dona de casa pode fazer a diferença para salvar o meio ambiente? Enquanto você fica aí, sentado no sofá, achando que a sua torneira gotejando não faz mal nenhum, Erin Brockovich saiu de mala e cuia para abrir um processo contra uma empresa que estaria contaminando a água local que ela e seus vizinhos bebiam. E ela só trabalhava num escritório de advocacia. O filme, que deu o Oscar a Julia Roberts, trás varias questões pertinentes, desde a preservação da água a outros crimes ambientais cometidos por corporações todos os dias e que a gente nem sabe...

4 Avatar
(Avatar. EUA, 2009. De James Cameron. Com Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Giovanni Ribisi e Stephen Lang)

Sim, é outro planeta. Mas o que impede as comparações entre Pandora e a Terra? Foi pensando exatamente nisso que James Cameron realizou sua campanha mais ambiciosa, “Avatar”. Esqueça o 3D e a ficção científica que transporta o corpo dos humanos para clones de laboratório (outro assunto polêmico do filme). “Avatar” é sobre o meio ambiente e como o homem, ganancioso como só ele, destrói a natureza em busca de recursos naturais. Em Pandora é tudo por causa do Unobtanium. Na Terra, já foram as especiarias, o ouro, agora é a vez do petróleo, do urânio... em breve será a água. Como um grande chamado para a humanidade, “Avatar” é didático e não a toa é o filme de maior bilheteria da história. 

3 The Cove – A Enseada
(The Cove. EUA, 2009. De Louie Psihoyos)

Todos os anos pessoas se divertem com golfinhos em parques aquáticos espalhados pelo mundo. Todos os anos pessoas se alimentam da carne desses golfinhos e de baleias. Para isso, é realizada uma matança generalizada na baía de Taijí, no Japão, justamente para vender carne de golfinho e os próprios animais a parques aquáticos. E ninguém sabe disso. Essa é a história de “A Enseada”, documentário vencedor do Oscar que chocou a sociedade com a covardia com que são tratados os animais marinhos por alguns caçadores na costa do Japão. O documentário mostra as atitudes do ativista Richard O'Barry, ex-treinador de golfinhos do seriado "Flipper", para combater a matança desses animais na baía. Eles invadem a reserva e são constantemente atacados por pescadores e empresários do setor. O'Barry recruta uma equipe para uma super missão: equipas a baía no meio da noite com câmeras escondidas para revelar ao mundo o horror da matança.

2 A Última Hora
(The 11th Hour. EUA, 2007. De Leila e Nadia Conners. Com Leonardo Di Caprio)

“Se os seres humanos são a causa do problema, também podemos ser a solução”. Produzido por Leonardo Di Caprio, “A Última Hora” é voltado muito mais para o cidadão comum do que para as fábricas. No filme, é mostrada a situação atual do planeta, com todo tipo de desastre, catástrofe e hecatombes ambientais e como podemos reverter o nosso quadro, na voz de diversos especialistas e empreendedores que sabem do que estão falando. Se você fecha sua torneira direitinho, não joga lixo na rua e prefere transportes coletivos aos individuais, já está contribuindo. Apesar do didatismo, Di Caprio não poupa questões profundas como catástrofes e desastres naturais, como o furacão Katrina. Porém também fica uma lição: o que nós, indivíduos, podemos fazer para contribuir com a redução da emissão de gases estufa e diminuir o nosso impacto no meio ambiente? Pode parecer pouco cada um de nós recusar uma sacola plástica no supermercado, mas já é muito para o planeta. “A Última Hora” mostra que, antes de tudo, salvar o planeta é uma questão cultural.

1 Uma Verdade Inconveniente
(An Inconvinient Truth. EUA, 2006. De Davis Gugghenheim)

Outro vencedor do Oscar, produzido por Al Gore, político mais conhecido por suas candidaturas à presidência dos EUA que virou referência em assuntos de aquecimento global e desastres climáticos. Em “Uma Verdade Inconveniente”, filme que é uma versão das palestras dadas pelo próprio Al Gore, estão ali estampadas as causas e consequências do despejo de CO² e outros gases tóxicos na atmosfera, além de outras coisas que contribuem para o aquecimento do planeta. Mais do que nenhum outro representante do gênero, o longa é um grande alerta para as atitudes de corporações que insistem em manter sua produção a todo vapor, sem pensar em nenhuma solução com recursos renováveis. Al Gore usa todos os dados e informações possíveis para deixar claro de uma vez por todas que o aquecimento global é real e que temos que fazer algo para impedir seu crescimento. Já.

Nenhum comentário: