sexta-feira, 22 de abril de 2011

Contra Corrente

Contracorriente
(Peru/Colombia, 2009) De Javiér Fuentes León. Com Manolo Cardona, José Chacaltana e Tatiana Astengo.

Curioso como filmes como "Contra Corrente" conseguem entrar em cartaz. Geralmente produções com temática gay ficam totalmente esquecidas no limbo cinematográfico, raramente vendo a luz do dia. Até que isso vem mudando conforme essas produções ganham o mundo em festivais, contando com a participação de nomes de peso, como Julianne Moore, Annette Benning, Jim Carey, entre outros que se aventuraram no gênero. "Contra Corrente" foi assim. O longa correu os principais festivais de cinema, inclusive o Festival do Rio, e ganhou fortes admiradores que o assistiram via internet. Ganhou prêmios importantes, como a Escolha do Público do Festival de Sundance, e tem um enredo belíssimo sobre religião, espiritualidade, cultura e, claro, o romance dos personagens principais. Por isso, o filme merece ser apreciado por todo mundo.

Miguel vive em uma colônia de pescadores que ainda segue à risca costumes e tradições antigos, como o ritual de entregar o corpo de um falecido a Deus através do mar, para que sua alma descanse em paz. Ele é casado com Mariela e está prestes a ser pai de um menino. Só que ele tem um envolvimento com Santiago, um pintor que se mudou para a vila há pouco tempo, especialmente para viver seu romance com Miguel, que mantém tudo em absoluto sigilo. Quando Santiago começa a questionar o relacionamento dos dois e as pessoas da vila começam a desconfiar de sua sexualidad, ele vai embora em um barco, deixando Miguel sozinho. Acontece que o barco de Santiago sofre um acidente e ele morre no mar. Como sua alma não foi encomendade, ele passsa a ficar como um espírito vagando pela terra, tendo que recorrer à unica pessoa que consegue vê-lo: Miguel. É então que Miguel se dá conta de que perdeu o amor de sua vida, mas que pode ter uma chance de viver com ele, mesmo que Santiago esteja em outro plano. Mas até quando seu ato egoísta irá deixar Santiago sem descansar em paz?



Não fosse por algumas variações, o filme seria a perfeita versão gay para "Dona Flor e Seus Dois Maridos". Uma bela construção sobre sentimentos confusos, "Contra Corrente" mostra a realidade de muitos homens que tem esposa e filhos, amam suas esposas e filhos, mas não conseguem esconder o desejo que carregam. O filme também acerta por mostrar o pequeno vilarejo de pescadores, estampando costumes de pessoas mais simples e fazendo o espectador entrar em contato com um outro mundo, diferente do seu. Com ternura, o diretor Javier Fuentés León retrata o amor dos protagonistas sem chocar ou apelar para o erotismo exagerado e apelativo. Antes de tudo, "Contra Corrente" é uma história de amor proibido, egoísmo, expectativas e comportamento humano, independente de ser homo ou heterossexual.


Com um roteiro leve, que tem pitadas de comédia e drama no ponto certo, o filme merecia ser apreciado por mais pessoas. A fotografia de Maurício Vidal destaca a paisagem maravilhosa das praias do Peru (sem trocadilhos), onde a história toma forma. A calmaria de uma vila de pescadores, mesmo quando tomada por um burburinho em torno dos personagens, transpassa a tela e chega até o espectador. Destaque para a trilha sonora e para as atuações do trio de protagonistas, Manolo Cardona ("A Mulher do Meu Irmão"), José Chacaltana ("Che - Parte 2: Guerrilha") e Tatiana Astengo.

Nota: 9,0

Um comentário:

Cristiano Contreiras disse...

Já me recomendaram muito esse, daqui a alguns dias confiro e, quem sabe, posto no Apimentário.

Adorei seu texto, abs