terça-feira, 29 de março de 2011

Sucker Punch - Mundo Surreal

Sucker Punch

(EUA, 2011) De Zack Snyder. Com Emily Browning, Abbie Cornish, Jena Malone, Vanessa Hudgens, Jamie Chung, Carla Gugino, Oscar Isaac e Scott Glenn.

“Sucker Punch” está em produção desde que Zack Snyder terminou as filmagens de “Watchmen”. Aliás, não fosse a ousadia de filmar a bíblia dos quadrinhos, “Sucker Punch” ainda viria primeiro. O projeto é o primeiro escrito por Snyder, em parceria com Steve Shibuya, então pode-se dizer que os estúdios já confiam plenamente no seu trabalho. Snyder cresceu como diretor, mas quem cresceu mesmo foi a protagonista do filme, Emily Browning. Lembra dela, a Violet Baudelaire de “Desventuras em Série”? Agora ela tem 20 anos e já pode sair por aí demonstrando uma sensualidade tão surreal quanto a imaginação de sua personagem, BabyDoll. Também cresceram Vanessa Hudgens, ex- “High School Musical”, e Jena Malone, garota prodígio de filmes como “Lado a Lado” e “Galera do Mal”.

Após a morte da mãe, Baby Doll é levada pelo padrasto para um hospício, após ele incriminá-la pelo assassinato da irmã mais nova. Lá, ela conhece um mundo tenebroso de tortura e abandono e logo planeja escapar de sua lobotomia, marcada para dali a três dias. Nesse meio tempo, ela conhece as internas Blondie, Amber e as irmãs Rocket e Sweet Pea, e traça um plano de fuga do hospício. Só que para não encarar o mundo como ele é de verdade, Baby Doll cria uma fantasia imaginária em um mundo paralelo, que só existe na sua cabeça. Assim, enquanto arquiteta o plano para deixar o sanatório, ela vira dançarina de bordel, enfrenta nazistas-zumbis na Segunda Guerra Mundial, dragões em castelos medievais, entre outros inúmeros elementos de seu mundo surreal.

“Sucker Punch” é uma explosão visual do começo ao fim, assim como foram os dois filmes anteriores de Snyder, “300” e “Watchmen”. Embora seja cheio de efeitos especiais e cenas de ação (o tempo inteiro), o roteiro é bem amarrado e as pontas surreais vão se encaixando aos poucos, de forma que o espectador até se perde no começo, mas logo encontra uma linha de raciocínio que faz com que ele consiga acompanhar a jornada de Baby Doll.

São vários mundos imaginários e batalhas fantasiosas – um mundo surreal de fato, como sugere o título brasileiro. Em um visual caprichado, mesmo que exagerado, acompanhamos as aventuras das garotas como uma espécie de videogame, onde é preciso passar de fases e vencer os chefões para atingir seus objetivos. O ‘quê’ a mais fica por conta da sensualidade das meninas. Escolhidas a dedo por Snyder, elas deveriam passar a sensação de garotas indefesas que escondem uma arma mortífera por baixo da capa de cordeiro. E é assim que elas se comportam. Abbie Cornish, de “Brilho de Uma Paixão”, aparece como a mais forte e racional das cinco, enquanto Jena Malone, sua irmã Rocket, é a mais esperançosa. Vanessa Hudgens aparenta ser a mais frágil, porém sedutora, Blondie. Coube a Jamie Chung a parte do intelecto. E Emily Browning é a cola que junta todas elas, mostrando porque Baby Doll é tão especial.

O filme é exagerado e – assim como na recente filmografia do diretor – longo. Snyder engana o espectador ao final, quando dá uma reviravolta na trama e todas as peças se encaixam, num thriller perfeito. A trilha sonora baseada em canções pop e composições originais ajudam a dar o tom. “Sucker Punch” é o chamado ‘filme de autor’ adaptado para o jeitinho de Snyder: fantasioso, audacioso, cheio de ação e com um estilo visual característico.

Nota: 9,0


Nenhum comentário: