terça-feira, 29 de março de 2011

#RIP Farley Granger (1925-2011)


Farley Granger. São poucas as pessoas que ligariam o nome à pessoa. Eu sou uma delas. Granger protagonizou o meu Hitchock favorito, “Festim Diabólico”. Ele faleceu nesta terça-feira, na semana seguinte à grande diva Elizabeth Taylor. Ficou famoso por “Festim” e “Pacto Sinistro”, outro clássico do Mestre do Suspense. E esses são os seus únicos trabalhos mais lembrados fora dos Estados Unidos.

A verdade é que Farley Granger teve seus dias de glória em uma Hollywood que começava a ser tomada pelo desespero de fazer dinheiro. Claro, isso sempre existiu. A prova disso foi o todo poderoso Samuel Goldwyn, um dos donos da Metro-Goldwyn-Mayer, a MGM, ter colocado sua confiança na beleza do ator, e não no seu talento. Não poderia ter havido prova de fogo melhor. Para os personagens introvertidos, mas charmosos, de Hitchcock, ele era perfeito.

Aliás, veja a diferença dos padrões de beleza de antigamente, tanto para homens, quanto mulheres. Na época de Granger, o charme contava muito mais do que a beleza física em si –seja lá o que isso signifique. Nomes que o cercavam àqueles tempos, como Cary Grant e Humphrey Bogart, aliavam o charme a um talento inegável para tipos inesquecíveis.

Em “Festim Diabólico”, filme de 1948 que ficou conhecido pelo plano sequência eterno de Hitchcock, Granger interpreta Philipe Morgan, um rapaz introspectivo que é responsável pelo assassinato de um outro jovem, junto com seu colega de quarto, Brandon, interpretado por John Dall. Perto de receber convidados para um jantar, os dois decidem armar um pequeno circo e esconder o corpo em um baú que ficaria o tempo todo no centro da sala. O filme foi baseado na peça de mesmo nome, que por sua vez foi baseada num caso verídico de dois jovens londrinos. À época, Hitchcock foi acusado de fazer um filme subversivo, com dois personagens homossexuais enrustidos (afinal, dois homens bem asseados morando sozinhos num apartamento, a sociedade desconfiava logo). Os boatos e o bom desempenho do filme só renderam mais elogios a Granger.

Em "Festim Diabólico", com James Stewart e John Dall

Depois disso, ele fez alguns outros trabalhos, até estrelar outro filme de Hitchcock, “Pacto Sinistro”, de 1951. Nele, Granger interpreta um homem que está de saco cheio da esposa e encontra um estranho em um trem. O estranho, com tendências psicóticas e que queria se livrar do pai, propõe a ele que façam uma troca. Um mata o familiar do outro e ninguém fica sabendo.

Cena de "Pacto Sinistro"

Granger depois enveredou uma longa carreira na televisão, após finalmente decidir estudar teatro. Passou por telenovelas, séries, minisséries, filmes para a TV, outros filmes para cinema (um deles com o italiano Luchino Visconti) e espetáculos na Broadway, todos sem a mesma expressão de um Hitchcock. Ele faleceu de causas naturais, sem muito rancor, sem aquele deslumbre tresoloucado das celebridades de hoje, vivendo uma vida boa e amando sua profissão. Seu último trabalho foi no filme para TV, “A Arte do Engano”, de 2001.

Nenhum comentário: