quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Causos de Toy Story 3



“Toy Story 3” já é praticamente campeão anunciado do Oscar de Melhor Animação desde que foi lançado nos cinemas. Seu favoritismo continua sendo cada vez mais sacramentado a cada prêmio que conquista. Já na categoria Melhor Filme, por mais que tenha mesmo potencial pra ganhar, duvido que a Academia se deixe render por uma animação, quando outras nove boas histórias com gente de carne e osso estão concorrendo. Mesmo assim, vai que...?

O último longa da Pixar é a terceira animação a entrar na lista dos Melhores Filmes. Antes de aumentar novamente o número de indicados para dez no ano passado, a Academia só havia indicado uma animação à Melhor Filme do ano e esse foi “A Bela e a Fera”, em 1991. Depois disso, só “Up – Altas Aventuras” conseguiu o feito, talvez só por causa do número de vagas, mesmo caso de “Toy Story 3”. Lembre-se, há três anos atrás ‘”Wall-e” também tinha um potencial enorme, ganhou o Oscar de animação, mas mesmo sendo um dos filmões de 2008, foi ignorado, junto com “O Cavaleiro das Trevas”.

Outra curiosidade envolvendo “Toy Story 3” na premiação deste ano é que o filme é o terceiro final de uma trilogia a concorrer ao Oscar de Melhor Filme. Antes da animação, somente “O Poderoso Chefão – Parte III” e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” alcançaram essa honra. A diferença é que nesses dois últimos casos, toda a trilogia foi indicada, não apenas o terceiro filme. “Toy Story 3” também entra na seletíssima lista de sequências indicadas, que também envolvem apenas* os filmes das trilogias já citadas, mais “Cartas de Iwo Jima”, de Clint Eastwood (tecnicamente, nem é uma sequência).

*Alguns consideram “A Rainha”(2006) uma sequência de um filme para a TV britânica chamado “The Deal”, onde Michael Sheen também interpreta Tony Blair, também com roteiro de Peter Morgan e direção de Stephen Frears.

Nenhum comentário: