quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Palácios da Cidade



Orgulho. Por mais amador e simples que esse filme possa ser, não existe palavra melhor pra definir esse trabalho. É com orgulho que eu apresento "Palácios da Cidade - Os Cinemas de Rua do Rio de Janeiro", curta metragem produzido para a cadeira de Projetos Experimentais da Faculdade de Comunicação Social da Uerj. Mas esqueça a parte acadêmica. Esse é um projeto feito a cinco mãos, com um trabalho árduo de pessoas que se uniram pra contar uma história. E que história!

Tão grande era essa história que achamos ser impossível contá-la em quinze minutos. E a verdade é que é realmente impossível contar essa história em quinze minutos! Não falamos nem de um terço dos cinemas de rua do Rio de Janeiro que se extinguiram. Nem um quinto, arrisco a dizer! Talvez, nem um décimo. Mas tentamos traduzir em quinze minutos a magnitude do que foi uma época que não deve voltar mais no Rio de Janeiro. Uma época em que ir ao cinema estava mais do que infiltrado no cotidiano carioca, era praticamente uma obrigação, já que em alguns lugares, como a Tijuca, existia um cinema a cada cinco metros!

Cinelândia e Tijuca estão melhor traduzidos no curta, mas são uma representação de todo o Rio de Janeiro. Mais uma vez, digo que colocar todos os cinemas levaria muito mais do que uma trilogia em longa metragem. Além de mostrar o espaço físico, tentamos levar também a magia de estar numa sala de cinema, de sentir o cheiro de pipoca, de conversar com um amigo na fila e de curtir cada segundo do filme. Sensação que mudou com o tempo, mas que permanece viva em quem gosta de cinema.

Parte 1



Parte 2



Palácios da Cidade - Os Cinemas de Rua do Rio de Janeiro


Documentário em curta-metragem realizado pelos alunos de jornalismo do curso de Projetos Experimentais da FCS/Uerj.

O filme mostra a trajetória dos cinemas de rua no Rio de Janeiro, falando da sua ascenção e do seu declínio, através das vozes de um hisoriador e de um antigo frequentador, ambos saudosistas de uma época que não volta. Cinelândia e Tijuca são o foco fo curta, que tenta abranger todos os do Rio de Janeiro na história.

Ficha Técnica:
Produção: Átilas Campos, Hugo Mirandela, Jessica Baptista, Marcos Nascimento e Thaís Montezano.

Roteiro: Marcos Nascimento
Edição: Marcos Nascimento
Imagens: Hugo Mirandela, Marcos Nascimento e Thaís Montezano
Entrevistas: Jéssica Baptista e Thaís Montezano
Pesquisa: Átilas Campos
Orientação: Patrícia Iorio

Nenhum comentário: