sábado, 25 de setembro de 2010

A Woman, A Gun and a Noodle Shop

San qiang pai an jing qi
(China, 2009) De Zhang Yimou. Com Honglei Sun, Xiao Shen-Yang, Ni Yan, Dahong Ni, Ye Cheng e Mao Mao.

Quem já assistiu "O Clã das Adagas Voadoras", "Herói" ou "A Maldição da Flor Dourada" sabe que Zhang Yimou tem um estilo próprio de filmar os aspectos de seu país. São sempre produções bem feitas, com uma fotografia, direção de arte e figurino impecáveis, e uma história um tanto quanto dramática, com pitadas de romance e comédia ao longo dela. Dessa vez, alguns detalhes se inverteram. Em "A Woman, A Gun and a Noodle Shop", a simplicidade e a comédia são tão evidentes que nos perguntamos se realmente estamos assistindo a uma fita do diretor.

No filme, a esposa do mercador Whang compra uma arma para se defender dos abusos do marido. Ela e outros três criados trabalham na loja de macarrão de Whang. Quando um oficial descobre que a esposa de Whang está tendo um caso, ele conta para o mercador, que pede ao oficial que mate os amantes. É quando toda a confusão começa. E ainda temos a dupla de funcionários mal paga de Whang, que tentam se infiltrar no escritório do chefe e abrir o cofre para pegar seus salários atrasados.



Toda esa história, que começou com a compra da tal arma, é uma comédia do começo ao fim. Mesmo nos momentos mais tensos, com lutas de espadas e afins, a comédia pesa mais do que o drama. Até os figurinos, marca registrada dos filmes de Yimou, são simplistas. Ao mesmo tempo, é a história que se sustenta sozinha, com boas sacadas que entretém o espectador até o final. Apesar disso, o filme é pintado sem pretensão, o que desanima um pouco àqueles que esperavam um pouco mais do exemplar chinês.



"A Woman, A Gun and A Noodle Shop" foge um pouco dos padrões que estamos acostumados de Yimou, mas é leve e divertido. E outra marca registrada do cineasta também está presente: a coreografia marcial, dessa vez presente no preparo da massa do macarrão, que começa com uma bolinha de massa e vai crescendo, crescendo até que vire um disco de massa enorme. De tanto falar em macarrão, me deu vontade de comer.

Nota: 8,0

Nenhum comentário: