domingo, 22 de agosto de 2010

Os Mercenários

The Expendables (EUA/Brasil, 2010)
De Sylvester Stallone. Com Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgreen, Bruce Willis, Eric Robertes, Randy Couture, Giselle Itié, Steve Austin, Terry Crews e Mickey Rourke.

Apesar de toda a polêmica envolvendo Sylvester Stallone com seu comentario desagradável na Comic Con desse ano, assistir a "Os Mercenários" pareceu ser um fato inegável. Inegável porque, assim como eu, um bando de outros não-patriotas-o-suficiente-pra-boicotar-o-filme estavam lá pra assistir também. Mais inegável ainda porque, não importa que Sly seja um completo imbecil, é um mérito reunir num mesmo filme quase todas as lendas dos filmes de ação de ontem e hoje, com ausências apenas de Steven Segal e Jean-Claude Van Damme. "Os Mercenários" funciona quase que como uma homenagem a tudo que já foi feito nesse campo, com direito a tiros, explosões, lutas, selvageria e testosterona. Claro que, assim como quase todos os filmes do gênero, ele é ruim.

Barney Ross lidera uma gangue que se entitula "Os Mercenários", justiceiros contratados pelas diversas esferas do governo para enfrentar o que o próprio governo não pode: gangues e guerrilheiros separatistas pelo mundo. A nova missão deles é destruir uma ditadura na ilha de Velena, onde o tráfico de drogas destruiu a economia local. É lá que Barney conhece Sandra, filha do presidente corrupto local, que se volta contra o pai e quer o melhor para a ilha. As coisas complicam quando Barney descobre que a ilha na verdade é controlada por um ex-agente americano da CIA. Quando Sandra é feita refém, Barney e sua gangue de mercenários se empenha em voltar à ilha e fazer justiça à base de sangue.


Na boa, o filme é uma grande desculpa pra colocar tanta gente junta num lugar só e explodir tudo quanto possível. O roteiro é pobre, as atuações mais ainda, sobretudo quando os atores fazem piadas sobre suas próprias condições, quase que como uma grande paródia de filmes de ação. Essa paródia está mais explícita na pequena participação de Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger, que junto com Stallone reinaram no cinema brucutu dos anos 1980. Em alguns momentos chega a ser vergonhoso ver protagonistas como Li e Statham reduzidos a coadjuvantes de luxo. Nem Giselle Itié, nossa representante brasileira, escapa de uma atuação fraca, forçando um inglês estranho e um espanhol tosco - mesmo que ela seja mexicana de nascença.


No saldo total, "Os Mercenários" é bom no que se propõe: muita ação descerebrada. As sequências finais, mérito de Terry Crews e uma metralhadora megapotente, dão um show à parte da produção e fazem mesmo o espectador segurar o fôlego. Uma boa experiência no fim das contas que só me fez confirmar que odeio filmes do gênero. Quanto ao patriotismo, posso me conformar em boicotar todos os outros filmes feitos por Stallone até hoje. Pelo que lembro, só vi inteiro "Rocky - Um Lutador" e "Pequenos Espiões 3D".

Nota: 5,0

Nenhum comentário: