quinta-feira, 29 de julho de 2010

Predadores

Predators (EUA, 2010)
De Nimród Antal. Com Adrien Brody, Topher Grace, Alice Braga, Danny Trejo e Laurence Fishburne.

"Predadores" é uma experiência bem melhor do que eu imaginava. Afinal, refilmagens de clássicos do terror/suspense sempre pregam peças nos expectadores. Um exemplar recente do gênero é "A Hora do Pesadelo", que não fez nenhum mal à aura de Freddy Krueger, mas também não contribuiu nada para sua mitologia. Com o Predador, a história ainda tinha um agravante. A criatura já havia aparecido em dois filmes no século XXI, um pior do que o outro, junto com outra criatura, Alien. Quando o mundo já estava acostumado com o saco de vômito que foram os dois "Alien Vs. Predador", Robert Rodriguez aparece com esse remake, que é mais do que se espera dele.

Um grupo de pessoas escolhidas a dedo, alguns por serem atiradores de elite, outros por serem assassinos, são jogados em um planeta hostil para servirem de caça a criaturas alienígenas ultrapoderosas. O jogo de sobrevivência começa assim que eles chegam lá, com uma busca pelo porquê de eles estarem lá e como eles irão sair do planeta, de preferência, vivos.


Olhando bem para a sinopse, "Predadores" tinha tudo para dar errado, mas o diretor certo aplicou um tom de suspense misturado a ação e sangue falso (dessa vez, verde fluorescente). Diretor não, produtor. Porque Nimród Antal pode ser o diretor, mas é o produtor Robert Rodriguez que consegue prender o espectador até o final com cenas de ação e suspense, e na sacada de demorar um pouco a mostrar a criatura. Mas quando mostra, ele não poupa a exibição, e eis que eles começam a aparecer por toda a parte. O suspense só cai por terra quando o espectador se dá conta no meio de uma história sem pé nem cabeça, cujo único propósito é mostrar os Predadores caçando as presas - e as presas tentando sobreviver.

Outra boa razão para o ritmo do filme ser tão palatável (olha, que palavra bonita! *_*) são os atores. A diferença para as refilmagens de terror de hoje em dia é que não é qualquer produção que pode contar com atores do calibre de Adrien Brody, Topher Grace, Laurence Fishburne e a surpresa do filme, Alice Braga. Estamos acostumados a vê-la em papéis internacionais, mas nesse ela sai do lugar comum e encarna a mocinha que sabe se defender, ocupando um papel que poderia muito bem ser de Michelle Rodriguez (aliás, eu senti falta dela, que é companheira de filmagem do produtor e estará no seu próximo filme, "Machete").



No fim das contas, se "Predadores" é vazio de roteiro e nada explicativo, pelo menos a sensação de que você jogou o seu dinheiro fora não existe, mesmo que o filme perca a empolgação em certo ponto e você torça para que hajam mais mortes, sejam humanos, sejam aliens.

Nota: 6,5

Nenhum comentário: