terça-feira, 27 de julho de 2010

Os filmes "cool" do ano



Algumas palavras do inglês deveriam ter a sua tradução proibida. Por exemplo, uma das que mais me irritam é a tradução da palavra "cool". Todo mundo traduz cool como legal. Mas tipo, cool é muito mais do que simplesmente legal. Cool é cool. É um estado que transcende o simplesmente legal. Tipo, "Bob Esponja" é legal. "Os Padrinhos Mágicos" é legal. "Os Simspsons" é cool. "Snoopy" é cool.

A própria definição de cool varia de pessoa pra pessoa, mas não é só o simplesmente legal. É o diferetemente legal, é um pop nerd-geek-culto-existencialista. Por exemplo no cinema. "Transformers" é legal, mas não é cool. Cool são os filmes do Tarantino. Cool são as porcarias sanguinolentas do Robert Rodriguez. E porque eu estou escrevendo isso? (sob forte influência dos videos do @pecesiqueira).

Porque esse ano temos uma invasão de filmes que tem a pretensão de ser cool. E de fato eles devem ser. No caso, os três saíram adaptados de graphic novels, que parece ser a nova galinha dos ovos de ouro de Hollywood. Curiosamente, essas adaptações se tornam não apenas uma produção onde se injeta milhões de dólares, mas dão vazão para criações autorais de seus direitores e roteiristas.

Foi o que aconteceu com "300" e "Watchmen". Mesmo que esse segundo tenha sido um pouco menos bem sucedido que o primeiro, esses filmes fizeram de Zack Snyder um diretor que todos agora chamam de "visionário" ("Sucker Punch" vem aí"). Robert Rodriguez também experimentou isso quando fez de "Sin City" um evento cinematográfico. O mesmo não aconteceu com "The Spirit", que deve estar fazendo o mago Will Eisner se remoer no túmulo. Mesmo que o filme tenha sido dirigido por Frank Miller himself (aliás, "himself" é outra palavra inglesa que não acho que precise de tradução se usada corretamente).

Ah, sim, os filmes cool do ano. Já vimos alguns deles aqui no Brasil. Na verdade só vimos um deles, você só viu mais de um caso tenha feito download ilegal na internet dos outros dois. "Kick-Ass: Quebrando Tudo", "The Losers" e "Scott Pilgrim Contra o Mundo" são os candidatos a filme cool do ano. Os três são baseados em graphic novels, são recheados de efeitos especiais e cultura pop e falam do universo nerd para o universo nerd.



"Kick-Ass" foi o filme que levou a HQ de Mark Millar a um limite nunca antes visto. Por causa do filme, o autor está escrevendo outra HQ só para que ela seja adaptada numa sequência do filme (?!). Matthew Vaugh fez um bom trabalho na adaptação colocando todos os elementos da HQ na tela e manteve uma identidade bacana. Mas com certeza "Kick-Ass" trouxe a personagem mais divertida do ano: Hit-Girl.



Já "The Losers", que ainda não tem data de lançamento no Brasil, é baseado na HQ de Andy Diggle. No filme, agentes especiais da CIA após serem traídos por colegas, pretendem juntar suas forças para se vingar daqueles que queriam vê-los mortos. No elenco temos Zoe Saldaña, de "Avatar" Chris Evans, que também está em "Scott Pilgrim" e Jeffrey Dean Morgan, experiente por ter sido o Comediante em "Watchmen". Provavelmente, o filme saira direto em DVD, por não ter um apelo pop tão grande.

Agora, todo mundo quer ver mesmo "Scott Pilgrim Contra o Mundo". No filme, o cara do título, que não podia ser ninguém melhor do que Michael Cera, se apaixona por uma garota da escola, mas ele tem que lutar contra os 7 namorados loucos e psicóticos dela. O pior, eles meio que tem superpoderes mutantes e eles lutam a qualquer hora do dia. E sabe aqueles efeitos de tela de videogame, com onomatopeia e tudo, dignos de Batman e Robin? Os famosos Soc! Tum! Pow! aparecem no filme também, o que contribui para o visual incrível que o longa promete ter.

Além de Michael Cera, no elenco tem um monte de gente jovem e bacana, alguns conhecidos como Chris Evans e Brandon Routh (ex-namorados do mal #2 e #3), Jason Schwartzman (ex-namorado do mal #7) e Anna Kendrick. Não, ela não é uma ex-namorada do mal, mas tem uma menina como ex-namorada do mal, interpretada por Mae Whitman (ex-namorada do mal #4). "Scott Pligrim" chega no Brasil só em outubro, até lá a gente aguarda.



Depois da lição de hoje, vamos voltar a chamar qualquer coisa legal de cool, mas não esqueça: ser cool não é pra qualquer um. Ser cool transcende o legal. E parem de traduzir algumas palavras do inglês que simplesmente não dá pra traduzir. Sinta o inglês e entenda o significado do que ele quer dizer. Traduzir não é o melhor jeito de aprender.

Nenhum comentário: