quarta-feira, 24 de março de 2010

Um Sonho Posível

The Blind Side
(EUA, 2009) De John Lee Hancock. Com Sandra Bullock, Quinton Aaron, Tim McGraw e Kathy Bates.

Quando "Um Sonho Possível" estreou, ele chegou cheio de burburinhos em torno de si. 1°: Era a história de um dos maiores jogadores de futebol americano. 2°: Era a melhor atuação de Sandra Bullock em toda a sua carreira (não necessariamente nessa ordem). Até porque a ordem normal traria Sandra Bullock em primeiro lugar. O filme é dela, o mérito é dela. "Um Sonho Possível" não traz uma Sandra irreconhecível, despida de seu olhar cômico. Não, ela ainda é Sandra Bullock nesse filme. Mas com certeza é uma atriz madura que teve a oportunidade de mostrar sua versatilidade de uma forma como nunca antes.

O jovem Michael - o Big Mike - é o tipo de menino rejeitado pela sociedade. Grande, pobre e negro, sai de casa para morar nas ruas, e onde der, até que consegue uma oportunidade numa escola local através de um vizinho. É numa de suas voltas pra casa que ele conhece a familia Tuohy, cuja mãe, Leigh Anne, se afeiçoa de cara por ele e o leva pra casa. Uma vez dentro de casa, Mike não sai mais, e consegue transformar a vida dos Tuohy, sobretudo a de Leigh Anne, que não conhecia o mundo sem os olhos de uma perua metida. Mas é a mesma garra de perua metida que vai fazer com que ela batalhe por tudo o que MIke precise: até ele se tornar o melhor jogador de futebol da escola - e do mundo.

Uma espécide de "Preciosa" masculino, o filme só erra mesmo ao entregar todo o ouro para Sandra Bullock. Ele acaba sendo um filme sem profundidade, sem maiores discusões sobre a vida de Mike, que, na verdade, deveria ser o foco do filme. Mas é justamente no mesmo ponto que erra que o filme mais acerta. É Sandra Bullock quem brilhantemente faz você se entragar à história, sem nem perceber o que está por trás dela. São suas emoções e sentimentos que carregam o filme - que não merecia ter estado entre os dez melhores no Oscar, mas nem de longe. Oscar de Melhor Atriz merecido para Sandra Bullock, mas como um todo poderia ser melhor.

Nota: 6,0

Nenhum comentário: