sábado, 20 de fevereiro de 2010

Preciosa

Precious: Based on the novel "Push" by Shappire
(EUA, 2009) De Lee Daniels. Com Gabourey Sidibe, Mo'Nique, Paula Patton, Mariah Carey e Lenny Kravitz.

Quando "Preciosa" surgiu na cena cinematográfica há alguns meses atrás, todo mundo se surpreendeu com a história que era contada. Estava achado o "Quem Quer Ser um Milionário" de 2009. Só que "Preciosa" é muito mais do que isso. O filme tem a ousadia de expor os nossos medos e preconceitos de uma forma tão descarada, que nos deixa constrangidos com os nossos próprios atos cotidianos. Indicado a seis Oscars em 2010, o filme merece estar nessa posição, porque possui uma das narrativas mais profundas do cinema nos últimos anos, sem ter nenhuma grande estrela no elenco (Mariah Carey não conta).

Claireece Precious Jones é uma garota de 16 anos, mas não tem nada de comum na sua história. Ela é negra, obesa, mora no Harlem, sofre com os abusos sexuais do próprio pai e com os maus tratos da mãe, está grávida do segundo filho - também do pai - e é analfabeta. Quando sua escola descobre que ela está grávida novamente, ela é expulsa e é encorajada a procurar uma escola especial para alunos mais "problemáticos", digamos assim. A escola passa a dar mais força a Precious, mas a sua vida não melhora nem um pouco a partir daí. Se é que é possível, ela fica pior. Ela tem que descobrir sozinha como dar a volta por cima, mesmo que pareça impossível.


A princípio, a mensagem do filme parece ser a de que "nada é tão ruim que não possa ficar pior". Surpreende a submissão de Precious aos abusos do pai e da mãe e seu ligeiro conformismo com a vida que leva. Mas é quando paramos para pensar: que outra saída ela tem? Precious é´praticamente excluída por todos na sociedade, é a soma de todos os defeitos que todos os seres humanos insistem em enxergar nos outros, e detrimento das suas qualidades. Mesmo Precious, que aparentemente não é boa em nada, consegue cativar as pessoas de alguma forma. É quando eu me faço a pergunta (e transmito para quem quiser responder também): o que você faria por Precious. O filme é dedicado a todas as garotas Precious no fim. O que você faria por elas?

Bom, voltando ao filme, ele não seria nada sem as atuações das pessoas que estão lá presentes. Gabourey Sidibe é o principal destaque, obviamente, já que consegue desenvolver um papel tão profundo mesmo sem qualquer experiência anterior em atuação. Não à toa, a atriz de 26 anos foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Outra indicada, Mo'Nique, a preguiçosa e abusada mãe de Precious, deve levar o prêmio de atriz coadjuvante. Paula Patton, Lenny Kravitz e até, vejam só, Mariah Carey, se saem muito bem. Lee Daniels conduz a história misturando a tristeza da vida de Precious com flashes dos sonhos da menina, que se vê magra, branca e loira no espelho, se imaginando como uma grande estrela de cinema ou da música.


"Preciosa" deixa uma lição. Esse é um dos poucos filmes que podem se dar ao luxo de ser pretensiosos a ponto de deixar uma lição. O valor do próximo é importante, mas não tanto quanto o valor que você dá a si mesmo. O filme tem chances no Oscar sim, sobretudo em roteiro e na atuação de Mo'Nique. Se vai bater o gigante "Avatar" em melhor filme? Acho mesmo que não, "Avatar" é iconico o suficiente para ser eleito o filme do ano. Mas seria uma surpresa merecida ver "Preciosa" ganhar.

Nota: 9,5

Nenhum comentário: