quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A hora e a vez de Sandra Bullock


Se alguem me perguntasse há uns dois meses atrás quem iria ganhar o Oscar de melhor atriz esse ano eu estaria apostando em Gabourey Sidibe, por "Preciosa" ou em Meryl Streep (Why Not?) por "Julie e Julia" ou em qualquer outra atriz. Apostaria até na velhinha que fez a Sylvia Ganush em "Arrasta-me Para o Inferno", menos em Sandra Bullock. E isso porque o filme que ela está concorrendo ao Oscar esse ano não ganhou muita divulgação na Terra brasilis até pouco tempo atrás. "Um Sonho Possível" (The Blind Side) só estreou nos EUA em 17 de novembro, quando todos já tínhamos ouvido ótimas coisas de "Precious" e "(500) Dias com Ela" e, óbvio, esperando ansiosamente "Avatar".

Isso aí, nada de festivais independentes, nada de mostras competitivas. O filme estreou por sua conta e risco no circuito comercial como mais um filme dramático de Sandra Bullock, assim como "A Casa do Lago", "Cálculo Mortal" ou até mesmo "Crash - No Limite", onde ela faz uma participação fenomenal tambem. Mas, convenhamos, esse ano foi confuso para ela. Um grande (e previsível) sucesso de bilheteria e um imenso fracasso.

Quando "A Proposta" saiu, era apenas mais um comédia romântica protagonizada pela atriz. O filme é clichê até a raiz, mas agradou plateias do mundo inteiro, e parte do sucesso (se não a maior parte) se deve a Bullock. A atriz se colocou num outro patamar, se tornando inclusive a Mulher do Ano no cinema. "A Proposta" fez com que ela ganhasse uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Comédia. Foi aí que saiu "Maluca Paixão" (All About Steve).

Ainda não vi o filme mas pela critica lá fora - e pelo medonho poster - dá pra imaginar sobre o que é o filme. "Maluca Paixão" fracassou redundantemente nas bilheterias americanas e sobrou claro, para Bullock responder por um dos piores personagens de sua vasta carreira. Até Bradley Cooper, recém saído de uma comédia de sucesso, "Se Beber, Não Case", deveria estar envergonhado com esse filme. O curioso: Sandra Bullock recebeu uma indicação de Pior Atriz no Framboesa de Ouro esse ano. Ou seja, ela pode ser a primeira atriz na história a ganhar no mesmo ano o prêmio de Melhor e Pior Atriz. Como isso é possível? Sendo Sandra Bullock!

A veterana atriz tem o mesmo gabarito de outros grandes nomes de Hollywood. Com vários filmes no currículo, ela sabe se manter firme diante de sucessos e fracassos, mas ainda assim é o seu nome que leva multidões ao cinema. Todo mundo já assistiu a um filme dela. "Miss Simpatia", "Velocidade Máxima", "Enquanto Você Dormia", "A Rede" e um bando de outros que nem dá pra falar. Chegou a vez de Sandra Bullock ganhar seu Oscar, repetindo o que aconteceu alguns anos atrás com Julia Roberts e ano passado com Kate Winslet. Só se algo muuuuuito surpreendente acontecer, ela não ganha esse ano. E sabemos como a Academia detesta surpresas.

Nenhum comentário: