terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Oscar, Globos de Ouro e Afins - pensamentos divagantes...

Todo mundo começou a fazer as suas apostas e muitas listas de indicados aos principais prêmios do cinema americano já pipocaram por aí. É claro que, apesar da importância que todas essas listas tem para a indústria americana, todas elas são uma espécie de escada, cujos degraus vão dar no hall mais alto de Hollywood: O Oscar. Ou você acha que faz diferença um filme ser escolhido o melhor pelo National Board Review? Todos querem mesmo a estatueta do homenzinho dourado, que em 2010 vai ser entregue no dia 7 de março - adivinha quem mal pode esperar? o/

Saiu hoje a lista dos indicados para a segunda maior premiação da temporada, o Globo de Ouro, o que me fez pensar sobre alguns dos seus indicados. Por exemplo, Julia Roberts aparece na primeira lista que eu vejo, pela atuação no longínquo "Duplicidade". Alguém entendeu? Tudo bem, o GG premia atuações na comédia separadamente do drama, e o ano ficou lotado de dramas. Sandra Bullock apareceu com "A Proposta" e Meryl Streep foi indicada duas vezes, na mesma categoria! Apesar de amar Meryl Streep com todas as forças da minha alma, acho que eu daria o GG para Marion Cotillard, por "Nine", e olha que eu ainda nem vi o filme.

Mas nem era pra falar sobre o GG esse post. Estamos aqui reunidos para comentar os filmes que certamente estarão presentes na cerimônia do Oscar,a não ser que a Academia sofra mais um ano da sua convulsão catatônica que geralmente a acomete. Os mais certos de estarem abocanhando indicações são "Amor Sem Escalas" (título nacional ainda não engolido para "Up In The Air"), de Jason Reitman e "Guerra ao Terror", de Kathryn Bigelow. Os dois vem fazendo um barulho enorme e tendo chegado bem tímidos às retas finais das listas. "Amor sem Escalas" pode dar mais um Oscar a George Clooney, nome que aparece várias vezes como cotado. O filme ainda vem confirmando o favoritismo das suas coadjuvantes, Vera Farmiga e Anna Kendrick (por quem estou francamente torcendo muito). Jason Reitman pode até não ganhar na direção, mas dificilmente não irá levar no Roteiro Adaptado.

Como já disse, "Guerra ao Terror" é o filme surpresa do ano que pode bater todos os candidatos. Lançado diretamente em DVD no Brasil, o filme de guerra de Kathryn Bigelow pode levar vários prêmios técnicos também, como montagem, efeitos sonoros e fotografia. Bigelow também vem sendo apontada como um nome forte na direção.

Falando em nomes fortes na direção, por incrível que pareça James Cameron pode sumir no mapa esse ano. A megaprodução "Avatar", apesar de forte candidata, não me parece muito bem colocada. Até porque, segundo uma observação feita por mim de todas as críticas que eu li até agora, nem todo mundo concorda de que o filme seja um espetáculo narrativo tão bom quanto ele é visual. Também, precisa de muita coragem para contar uma história sobre um planeta que ninguém conhece, habitado por seres que ninguém nunca teve nem sombra de referência e gastando uma fortuna pra tudo isso. Desde "O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei" um filme de fantasia não chegava tão bem, mas Cameron pode ser desbancado por histórias mais sólidas e palpáveis e menos fantasiosas.

É o caso de "Preciosa", filme baseado na obra "Push", escrito por Shappire. A história da analfabeta Clarice "Precious" Jones ganhou o mundo após vencer o Festival de Sundance. A obra é comovente e triste e coloca dentro de um único ser humano zilhões de traumas adolescentes e humanos. Não apenas "Precious" está cotado para melhor filme, mas para toda e qualquer categoria possível. Gabourey Sibide, a protagonista, é uma das poucas certezas a figurar na categoria de melhor atriz, assim como Mo'Nique, na coadjuvância. Com menos chances, aparecem Paula Patton e Mariah Carey. Não duvide se "Precious" levar essa pra casa, seguindo o exemplo do vencedor do ano passado, "Quem Quer Ser Um Milionário?".

Tarantino e "Bastardos Inglórios" também estão dentro da disputa, mas não devem ter tantas chances quanto os de cima. Ao contrário do que aconteceu com Martin Scorsese e "Os Infiltrados", esse ano "Bastardos" não está sozinho e fica difícil para tarantino levar seu primeiro Oscar pra casa. Assim como Almodóvar, que está sempre no páreo, mas deve ter pouca notoriedade em premiações com "Abraços Partidos".

O musical do ano, "Nine", apesar de rechaçado por algumas críticas negativas, chega bem colocado também, sobretudo com suas atrizes. Penélope Cruz, Marion Cotillard e Kate Hudson estão no páreo pra uma indicação, assim como Daniel Day-Lewis, correndo para levar mais um Oscar. As canções, o forte de "Nine", também devem fazer bonito na cerimônia do Oscar, então prepare-se para bons números. As canções "Cinema Italiano" e "Be Italian" já foram citadas em algumas listas, mas muitas outras podem aparecer. Será que Rob marshall leva uma indicação na direção também?

"Invictus", "O Desinformante!", "A Single Man", "A Serious Man", "Simplesmente Complicado", "Se Beber, Não Case", "(500) Dias com Ela", "Entre Irmãos", "Distrito 9", "Julie e Julia" e "The Messenger" devem ser bem colocados também em alguma categoria, assim como os estrangeiros "Un Prophét" e "A Fita Branca", esse espera-se que leve a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, já que o filme levou a Palma de Ouro em Cannes. Mais uma vez, não deve ser visto nenhum sinal de Lars Von Trier e "Anticristo" deve ficar de fora.

Pra animação, a hegemonia da Pixar não está querendo dizer muita coisa não. Se "Wall-e", que é "Wall-e", não foi indicado a Melhor Filme, "Up" também não deve ser. Isso pelas regras normais. Como esse ano o Oscar tem 10 vagas para Melhor Filme, tudo pode acontecer.

Já na categoria Filme de Animação, "Up" até é o favorito, mas não é o único. "Coraline e o Mundo Secreto" também corre firme (firme mesmo) no páero, ao lado de "O Fantástico Sr. Raposo", "Tá Chovendo Hambúrguer" e "Ponyo", de Hayao Myiazaki. Pouco menos chances tem "A Princesa e o Sapo", "Planeta 51" e "A Era do Gelo 3". Apesar de amar "Up", não vou achar ruim se "Coraline" ganhar não, só pra variar um pouco as coisas.

Faltou algum? Esqueci algum? Deixe seu comentário e diga o que achou e quais os seus favoritos ao Oscar 2010. Torço para "Amor sem Escalas", "Bastardos Inglórios", "(500) Dias com Ela" e "A Fita Branca". Vamos esperar pra ver.

Nenhum comentário: