quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Avatar

Avatar (EUA, 2009)
De James Cameron. Com Sam Worthington, Sigouney Weaver, Zoe Saldana, Michele Rodriguez, Giovanni Ribisi e Stephen Lang.

Depois de assistir ao filme várias vezes, acho que dá pra falar corretamente sobre ele. "Avatar" é simplesmente uma das coisas mais bonitas que eu já presenciei na história do cinema. O mais incrível é ver que quase nada do que aparece na tela é real. Tudo é digital, o que mostra não apenas o avanço da tecnologia para criar tudo com perfeição, mas a expansão criativa que sai da mente de um único homem: James Cameron. Ele imaginou todo um planeta novo, com ecossistema próprio, habitantes com sua própria lingua totalmente nova. O homem por trás de "Titanic" pode não ter feito o filme mais atraente, mas certamente fez uma obra-prima.

O filme conta a história de como os humanos se instalaram no planeta Pandora, no ano 2154, e começaram a explorar as riquezas do local. Para isso eles entraram em conflito com os habitantes do planeta, os Na'vi. O projeto Avatar foi desenvolvido por cientistas que querem manter um contato mais direto com eles. Então foram criados seres que são clones que misturam o DNA humano com o nativo. Assim, os cientistas podem se conectar ao Avatar através das redes cerebrais. Um dos "pilotos" de Avatar é o fuzileiro Jake Sully, que vai substituir o irmão gêmeo, que foi assassinado. É Jake quem começa a se infiltrar na floresta e conhecer mais dos Na'vi, percebendo que eles dão valor ao seu planeta e aos seus semelhantes. Jake então começa a ficar dividido entre ajudar o povo Na'vi a defender seu território e a completar o seu trabalho, enquanto humano.

Não há muito o que comentar. O filme apresenta um visual único, que não pode ser comparado a nenhum outro, até porque é totalmente original. A performance dos atores (enquanto humanos) é ótima, principalmente de Sam Worthington e Sigouney Weaver. Todas as cenas que envolvem os Na'Vi são encantadoras e é impossível não se apaixonar por Neytiri tanto quanto Jake se apaixona. As batalhas que acontecem no planeta Pandora são memoráveis e fazem do filme um clássico do século XXI. Resta saber quais as chances de "Avatar" nas premiações. Mas isso é coisa pro ano que vem.


Falando em ano que vem, "Avatar" nos dá muito o que pensar. O filme traz muitas outras lições sobre o Planeta Terra, sobre o meio-ambiente, sobre o capitalismo, entre outros. Mas acho que a principal lição que o diretor quis passar se resume em uma palavra: RESPEITO. Respeito pelo próximo, respeito pelas atitudes dos outros, respeito por nós mesmos antes do egoísmo. Lembrando de um velho ditado: "os nossos direitos terminam onde os dos outros começam". Então, comece a analisar e veja o quanto de respeito ainda falta nas suas atitudes.

Feliz 2010

Nota: 10

Nenhum comentário: