sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Veja os filmes inscritos para Melhor Animação no Oscar 2010

Escrito por Marcos Nascimento para o Cinema com Rapadura

Pela primeira vez, desde que a categoria de Melhor Animação surgiu, em 2002, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) recebeu um número recorde de inscrições para disputar a estatueta: foram 20 filmes inscritos para o que os americanos chamam de “for consideration“, ou seja, filmes que podem ser considerados para figurar na lista final de indicados.

Com essa quantidade de candidatos, de acordo com as regras da AMPAS, o número de indicados na lista final deve ser, obrigatoriamente, de cinco filmes – em alguns anos, a categoria chegava a ter apenas três indicados. Somente na cerimonia de 2003 cinco filmes (”A Era do Gelo”, “Lillo e Stitch”, “Spirit – O Corcel Indomável”, “Planeta do Tesouro” e “A Viagem de Chihiro“, esse último sendo o vencedor) disputaram a estatueta.

Com isso, a briga pelo Oscar fica mais acirrada e poderia ser uma dádiva para os filmes menores. Veja a lista dos 20 inscritos:

- "Alvin e os Esquilos 2″
- “Astroboy”
-”Batalha por T.E.R.R.A.”
-”Coraline e o Mundo Secreto”
-”A Era do Gelo 3″
-”El Lince Perdido” (Espanha)
-”Os Fantasmas de Scrooge”
-”O Fantástico Sr. Raposo”
-”O Golfinho – A História de um Sonhador” (Peru/Itália/Alemanha)
-”Mary &Max” (Austrália)
-”Monstros Vs. Alienígenas”
-”9 – A Salvação”
-”Panique au Village” (França)
-”Planeta 51″
-”Ponyo” (Japão)
-”A Princesa e o Sapo”
-”Tá Chovendo Hambúrguer”
-”The Secret of Kells” (Irlanda/França/Bélgica)
-”Tinker Bell e o Tesouro Perdido”
-”Up – Altas Aventuras”

No entanto, sete dos 20 filmes ainda não podem comemorar. “Alvin 2“, “O Golfinho“, “Fantástico Mr.Fox“, “A Princesa e o Sapo“, “The Secret of Kells“, “Planeta 51” e “Panique au Village” ainda precisam apresentar o requerimento de qualificação à Academia até a proxima segunda-feira. Caso contrário, serão desclassificados.
Os indicados serão anunciados em 2 de fevereiro e a 82ª cerimônia do Oscar acontece em 7 de março de 2010.

Um comentário:

Anderson Siqueira disse...

Desses eu assisti: A Era do Gelo 3, Os Fantasmas de Scrooge, 9 – A Salvação, Tá Chovendo Hambúrguer e Up – Altas Aventuras.
Torço por Up.
Abraço.
=]