domingo, 15 de novembro de 2009

(500) Dias com Ela


(500) Days of Summer
(EUA, 2009) De Marc Webb. Com Joseph Gordon-Levitt e Zooey Deschanel

Quando assisti a "Fim dos Tempos", um dos piores filmes do ano passado, uma das coisas que me deu mais raiva foi a atuação patética de Zooey Deschanel. A "cara de nada" que ela faz durante o filme inteiro - e olha que se trata de um filme de fim do mundo! - realmente está entre as coisas mais chatas que eu já vi na vida. Pois tudo isso que está escrito aí em cima vai por água abaixo quando se assiste a "(500) Dias com Ela". Não que Deschanel tenha dado um jeito na sua "cara de nada". Ela só encontrou um lugar pra ela.

A história do filme: Tom é um rapaz que acredita que um dia vai encontrar o amor da sua vida, aquela pessoa que vai fazer com que ele se apaixone pra sempre. Ele vê essa possibilidade quando encontra Summer, uma garota nova na cidade que vai trabalhar na mesma agência que ele. Só que Summer não é uma garota comum. Ela é independente, esperta e parece exercer um encanto especial nas pessoas ao seu redor. O problema: Summer não quer um relacionamento sério. Nestas circunstâncias, Tom e Summer começam um "seiláoquê" que, claro, faz com que Tom se apaixone mais ainda por ela. Daí pra frente - ou da frente praí - são narrados alguns dos 500 dias desde o dia em que se conheceram até... até o 500° dia, não vou dizer hehehehehe.

De uma forma não linear, o diretor Marc Webb passeia pelos quinhentos dias numa das histórias de amor mais bonitas do ano. Um dos poucos filmes que fazem você se encantar de verdade com os personagens (mais ou menos o efeito de "Juno"). A começar pelos atores principais. Não há nada mais contagiante do que ver a alegria de Tom por passar uma noite com Summer e isso se dá pela atuação genial de Joseph Gordon-Levitt. E nada mais angustiante do que os seus momentos de tristeza também. E aí dou o meu braço a torcer por reconhecer que Summer, nada e ao mesmo tempo tudo, cai como uma luva para Zooey Deschanel.

Nada disso seria possível sem o roteiro competente e sem uma maravilhosa trilha sonora. Todos os elemetos do filme embalam a história de uma forma que envolve o espectador totalmente. Infelizmente ele não foi muito bem compreendido pelo grande público, vide o número de salas em que estreou e a sua procura. Mas posso afirmar uma coisa: "(500) Dias com Ela" é a melhor comédia romântica (no verdadeiro sentido do gênero) dos últimos tempos.

Nota: 9,0

Nenhum comentário: