sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Festival do Rio - The Burning Plain


09/setembro/2009

The Burning Plain
(EUA 2009) De Guillermo Arriaga. Com Charlize Theron, Kim Basinger, Joaquim de Almeida.

Guilhermo Arriaga foi, por muito tempo, parceiro do diretor Alejandro Gonzalez Iñarritu. Foi ele, por exemplo, o reponsável pelo roteiro de "Amores Brutos", "21 Gramas" e "Babel". Como sou fã incondicional dessed três filmes, não poderia faltar na sua estreia na direção. O problema é que falta alguma coisa em "The Burning Plain". Expért em filmes do tipo "quebra-cabeça", Arriaga construiu um que, dessa vez, é fácil de montar.

O filme narra três histórias paralelas. Sylvia trabalha em um restaurante, tem um caso secreto com um dos funcionários e se relaciona sexualmente com vários outros estranhos. Ela se corta, propositalmente, para aliviar algum tipo de culpa por causa do que faz. Até que ela começa a ser seguida por um homem misterioso; A pequena Maria vê um acidente com o avião que o pai pilotava. No leito do hospital, ele pede ao amigo Carlos que encontra a mâe de Maria e a leve até ela; Santiago e Cristóbal perdem o pai em uma explosão num trailer no deserto. O homem estava lá com a amante e isso mexe com a estrutura da família. Mexe mais ainda quando Santiago se apaixona por Mariana, a filha da amante do pai. O filme ainda mostra o envolvimento de Mariana e sua mãe, antes da morte dela.

A forma como essas histórias se entrelaçam é o ponto chave do filme, assim em todos os filmes típicos do diretor. O problema é que, dessa vez, o problema está todo solucionado na cabeça do espectador, sobretudo quando se é um especialista nos roteiros de Arriaga. Pois então, com medo da parcialidade, vou pular o roteiro. As atuações até que estão boas, mas se esperava um pouco mais de Charlize Theron, que no filme está incrivelmente apática. SPOILER: quando ficamos sabendo que Mariana e Sylvia são a mesma pessoa, as personalidades das duas não combinam, mesmo que Mariana tenha guardado um trauma tremendo por ter matado a mãe e o amante.

Apesar de tudo, para uma estreia, Arriaga se sai bem, criando um ambiente crível dentro de sua atmosfera. Uma ótima fotografia e trilha sonora ajudam a compor a história. E deve-se lembrar a ótima performance do elenco jovem e dos veteranos Kim Basinger e Joaquim de Almeida, como o casal de amantes. Vale a pena assistir, mas Arriaga podia ser um pouco menos previsível.

Nota: 8,0

Nenhum comentário: