domingo, 13 de setembro de 2009

Up - Altas Aventuras

13/setembro/2009

Up (EUA, 2009)
De Pete Docter. Voz nacional de Chico Anysio.

Assistir a "Up" é um exercício de reflexão. É também uma forma de reconhecer o grandioso trabalho da Pixar, que de uns tempos pra cá, revolucionou o mundo da animação, contando histõrias cada vez mais profundas com um recurso que agrade tanto a crianças como a adultos. É como se o espectador relembrasse sua parte mais divertida, perdida no meio a tanta agitação e correria do dia-a-dia. A história é tão linda que você chega a esquecer a animação bem elaborada. A animação é tão bem elaborada que você chega a esquecer a história tão linda. E tudo isso assistido em 3D.

"Up" começa contando a história de Carl Fredricksen, um garotinho que sonha em viver grandes aventuras como o seu herói, o aviador Charles Muntz, que foi desacreditado quando foi acusado de fraudar a ossada de uma ave rara da América do Sul. É quando ele conhece Ellie, uma garotinha meio maluca, mas com o espírito tão aventureiro quanto o de Carl. Os dois planejam uma grande viagem, rumo ao sul, mas o destino muda as coisas. Carl e Ellie se casam e ao longo dos anos a viagem dos dois fica cada vez mais adiada, até que Ellie morre e Carl, sozinho e com o progresso o cercando, se vê obrigado a deixar sua casa. Mas Carl não se rende e decide realizar o último desejo da mulher: ele enche zilhões de balões com gás hélio e faz a própria casa sair voando. O que ele não espera é ter a companhia do extrovertido e aventureiro Russell, um escoteiro que está em busca de seu último distintivo. As aventuras que Carl e Russell irão viver ficarão marcadas na vida dos dois, para sempre.

O trailer de "Up" nos levava a crer que Carl era um velho rabugento e sem amigos nem vontade de ver as pessoas. Ledo engano. É impossível não se afeiçoar a ele desde o começo, quando sua história de vida e seu amor por Ellie são contados. Os outros personagens somam muito à trama, como o pequeno Russell,que é um dos fios condutores da história, ou o cachorro Doug, que tem tanto amor pra dar que transmite, com palavras mesmo, o que sente. Some-se a isso a ave rara do começo da história, que Russell chama de Kevin e está armado o preparativo pra emoção.

A Pixar está se superando a cada vez mais. As animações tem ficado mais adultas, ao mesmo tempo que se voltam muito para o público infantil. "Up" lida com a morte como se estivesse falando sobre como encher um balão. E tem sangue no desenho! Não lembro quando vi sangue em uma animação desse tipo. "Procurando Nemo", "Os Incríveis", "Ratatouille", "Wall-e", "Up". Dá pra ver uma linha evolutiva nesses desenhos e, quando menos esperarmos, a Pixar vai atingir um patamar de animações digitais que será praticamente inalcançável.

Nota: 10
Efeitos 3D: 8

Nenhum comentário: