domingo, 12 de julho de 2009

A Proposta

12/julho/2009

The Proposal (EUA, 2009)
De Anne Fletcher. Com Sandra Bullock, Ryan Reynolds, Craig T. Nelson, Malin Akerman

Difícil ter que escrever sobre "A Proposta" sem um olhar mais crítico, porque ultimamente as comédias românticas tem exercido uma influência esquisita sobre mim. Estou ficando mais sensível (se é que isso é possível). A questão é que há comédias românticas e comédias românticas e essa aqui é sem dúvida um bom exemplar. Divertidíssimo, o filme mostra todo o poder que Sandra Bullock ainda tem - apesar de ser clichê e previsível - e sobre o poder que Ryan Reynolds pode vir a ter, agora confirmado como o Lanterna Verde.

Margaret Tate é a típica chefe durona e sem sentimentos. Andrew é o assistente dela, absolutamente submisso. Margaret tem apenas um pequeno problema: ela é imigrante canadense e teve seu visto permanente negado nos Estados Unidos. Pois é, como não tem nenhuma perspectiva de resolver o assunto, e não quer voltar para o Canadá, aproveita a situação e arma um casamento falso com seu assistente! Andrew topa, podendo ver sua carreira indo dessa para melhor. O problema maior: Margaret e Andrew terão que convencer o serviço de imigração de que o casamento é real e, pra isso, eles viajam até o Alasca para contar a novidade para os pais de Andrew. Início de um pesadelo que aos poucos vai se mostrando um pouco menos torturante do que devia ser. Ele, passando um fim de semana inteiro com a chefe maluca. Ela, descobrindo o significado de família.

Apesar de ser gritante de tão óbvio - a cena inicial, da entrada de Margaret no escritório, é toda "O Diabo Veste Prada" - "A Proposta" é muito divertido, do começo ao fim. Bullock e Reynolds, além de todo o elenco complementar, sustentam muito bem todas as piadas. Deve fazer bem nas bilheterias brasileiras, assim como fez nas americanas. É bom ver comédias que fazem rir, apesar da parte romântica ser um tanto quanto presunçosa. Mas pra mim, valeu cada centavo gasto.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: