sábado, 4 de julho de 2009

A Era do Gelo 3

04/julho/2009

Ice Age: Dawn of the Dinosaurs (EUA, 2009)
De Carlos Saldanha. Vozes de John Leguizamo, Simon Pegg e Queen Latifah.

Assistir à "A Era do Gelo 3" foi uma das experiências mais divertidas que tive com animações no cinema. Não lembro de nenhum outro filme que me deixasse com a sensação de que acabei saindo da sala de projeção com uma diversão acima do esperado. Ainda mais com efeitos 3D. As animações geralmente são o prato cheio para o novo filão tridimensional que tem se formado ultimamente. Contando, em 3D eu só pude ver até hoje as animações "A Lenda de Beowulf", "Coraline e o Mundo Secreto" e "Monstros vs. Alienígenas". Nenhum se compara à grandiosidade da terceira parte da franquia.


Na nova aventura, a gravidez de Ellie mexe com todo o bando. Manny, o mamute e pai do novo bebê sente um instinto de proteção que o faz renegar o grupo sem querer. Diego, o tigre, acaba percebendo o peso de toda a vida familiar (e da idade) no seu instinto de caça. Ele acaba se refugiando do grupo, o que acaba afetando Sid, que percebe que também precisa formar uma família. É quando a pregiça acha três ovos de dinossauro, que eclodem, fazendo com que Sid os tratem como filhos. Quando a mamãe dinossauro vai em busca dos filhos, acaba arrastando Sid para um mundo subterrâneo desconhecido, o que faz com que Ellie, Diego e Manny saiam em seu resgate, enfrentando os mais terríveis desafios no novo território. Isso tudo envolvido nas trapalhadas do esquilo Scratt, que agora tem uma adversária à altura na caça à sua tão almejada noz: a esquilo-fêmea Scratté.



"A Era do Gelo 3" é tão divertido, mas tão divertido, que você esquece até que está num cinema lotado de crianças. Esquece até dos efeitos 3D, que estão lá, discretos na deles, mas realçam o bom da história, que é quando eles entram no vale perdido dos dinossauros sob a grossa camada de gelo. O diretor Carlos Saldanha acerta mais uma vez na mão e faz com que os personagens, que já eram queridos do público, despertem ainda mais a sua afeição. Uma animação que, se não supera o original e a segunda parte, se equipara aos dois e merece ser lembrada como um mérito à parte.

Que venha "Ice Age 4", uma prévia do roteiro divulgado pela fox pode fazer com que as aventuras dos animais se passem nos dias atuais! Já pensou Scratt correndo atras das nozes tendo que passear no trânsito caótico e pelos grandes edifícios de uma cidade grande?

Nota: 9,0
Efeitos 3D: 6,0

Nenhum comentário: