quarta-feira, 13 de maio de 2009

Vida Longa e Próspera para "Star Trek"

Star Trek (EUA, 2009)
De J.J. Abrahams. Com Chris Pine, Zachary Quinto, Zöe Saldana, Simon Pegg, John Cho, Eric Bana, Karl Urban, Winona Ryder e Leonard Nimoy.

Não posso falar de Star Trek como um "trekker". Não sei se ele supera expectativas, se ele honra os fãs da série, se ele foge da mitologia do seriado... Pra falar a verdade, esse filme foi o meu primeiro contato com qualquer coisa relacionada com "Jornada nas Estrelas". Então, fui assistir a esse filme sem nenhuma expectativa em especial, a não ser duas: esperar ver um bom filme e esperar que eu não precisasse estar totalmente inserido na mitologia "trekkeniana" (amo neologismos!). Mas, sendo sincero e honesto, quem nunca fez, ou tentou fazer, o sinal vulcaniano de "vida longa e próspera"?

Há algumas datas estelares atrás, uma nave espacial vinda do futuro através de um buraco negro ataca a U.S.S. Kelvin, deixada sobre o comando do Capitão George Kirk, que morre sem ver o nascimento do filho, James Kirk. Alguns anos mais tarde, o destino de James muda completamente quando ele decide honrar o nome de seu pai e se alistar na Força Estelar. Lá, ele trapaceia em um exame projetado por Spock, um ser do planeta Vulcano, superdotado em lógica e fica de fora da missão que parte em socorro aos habitantes daquele planeta. Ajudado por seu mais novo amigo, o médico Leonard McCoy, ele consegue fazer parte da tripulação da U.S.S. Enterprise, mais novo modelo de espaçonave da Força. É quando Kirk descobre que o chamado de socorro é, na verdade uma armadilha, feita pelos romulanos, liderados por Nero, que anos estelares antes, destruiram a nave com o pai de Kirk. A tripulação da Enterprise, que ainda conta com a xenolinguista Uhura, o navegador Sulu e, mais tarde, o inventor Scott, precisa então resolver todo o dilema e salvar o pescoço do capitão Pike, sequestrado pelos romulanos, e de todo o planeta Terra, novo alvo da vingança de Nero depois de destruir o planeta Vulcano.



Infinitamente bem superior que o imediantamente anterior blockbuster lançado (leia-se "X-Men Origens: Wolverine"), Star Trek é uma surpresa. O filme é bem dirigido e tem efeitos de tirar o fôlego. Mesmo sem conhecer os personagens da série clássica, acredito eu que a iagem de nenhum deles tenha sido comprometida, e mais, posso dizer que presenciei pessoas chorando no cinema ao verem o Spock original de Leonard Nimoy recitando a abertura clássica ao fim do filme.

Com uma montagem rápida e ágil, J.J. Abrahams, que tem experiencia em televisão faz desse filme uma grande diversão para aqueles que procuram um bom filme sem cair no mito da ficção científica complexa. Emociona e envolve o espectador, a ponto de este querer que venha logo uma sequência, pra saber o que vem depois. Não, não virei um trekker, nem acho que devo virar um. Não sou nerd a esse ponto, mas depois de ver esse filme, me pergunto como eu seria hoje se sempre tivesse sido um fanático por "Jornada nas Estrelas". Que bom que escolhi o cinema.

Nota: 9,0

Nenhum comentário: