quinta-feira, 2 de abril de 2009

1° Cinemarcos - OS MELHORES DE 2008

Escolhas difíceis. Escrever sobre eles mais dificil ainda. Mas a verdade é que 2008 foi um ano tão rico no cinema (e ao mesmo tempo tão pobre) que vai ficar marcado na história por sua quantidade de personagens icônicos e histórias fantásticas. Veja.

Melhor Filme
"Batman - O Cavaleiro das Trevas" e "Sangue Negro"

Não dar empate nesta categoria seria uma injustiça. Concordo que no Oscar esse tipo de coisa é bem mais impossível de acontecer, mas um blog pode reconhecer mais de um filme bom por ano. Colocar apenas "Sangue Negro" como melhor filme de 2008 seria não reconhecer toda a importância que "O Cavaleiro das Trevas" representou para o mercado dos filmes-baseados-em-quadrinhos e para o cinema mundial. O filme do homem-morcego não apenas mostrou que é um ótimo blockbuster, mas que entretenimento pode ser de qualidade absoluta também. Da mesma forma, nomear apenas "O Cavaleiro das Trevas" como melhor do ano é uma heresia contra esse que é uma obra prima da filmografia de Paul Thomas Anderson. "Sangue Negro" é tudo o que um drama pode querer ser e mais: drama familiar, busca por uma conquista ferrenha, ascenção social de um homem que não tinha nada e que se torna um protagonista icônico. O melhor filme do ano, e que me perdoem os Coen, esse me deu menos dor de cabeça ao fim da sessão.


Melhor Ator
Daniel Dae-Lewis - Daniel Plainview em "Sangue Negro"

Voltamos a uma questão que permeou as mentes humanas à época do lançamento de "Sangue Negro": o filme é bom mesmo ou você se impressionou demais com Daniel Dae-Lewis? Sendo por uma ou por outra razão, a verdade é que nunca foi vista uma atuação como essa do ator, e olha que estamos falando do homem que se entrega a um papel a cada dois anos só pra vivê-los intensamente. Daniel Plainview acabou se tornando, por sua ganãncia, arrogância, sagacidade e (quem diria) simpatia, um dos personagens mais marcantes da história do cinema, sendo escolhido um dos 100 personagens essenciais pela revista Empire. O segredo? Daniel Dae-Lewis.


Melhor Atriz
Ellen Page - "Juno"

Meryl Streep deu tudo de si naquele telhado em "Mamma Mia!", mas mesmo assim não é o suficiente pra desbancar a simplicidade da Juno McGuff de Ellen Page. Ela interpreta uma adolescente sem nenhum estereótipo, a comum e normal que ninguém nunca dá nada e acaba se tornando tudo o que todo mundo quer quando cresce. Linda e apaixonante, Page revela que tem muito ainda por vir de suas futuras atuações. Por sua essência, Junto também acabou ficando marcada iconograficamente na história do cinema.



Melhor Ator Coadjuvante
Heath Ledger - O Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas"

Se o Anton Chigurgh de "Onde os Fracos Não Tem Vez" é a personifcação da violência, o Coringa de "Batman..." é a personificação do caos. Interpretado com brilhantismo pelo finado Heath Ledger, o personagem acabou virando, junto com Barack Obama, a personalidade de 2008. Heath Ledger deu sua vida pelo personagem, sem trocadilhos, a fim de colocar nas telas a realidade insana de um agente do caos que simplesmente quer ver o circo pegar fogo. Uma trágica perda para o mundo do cinema, Ledger ainda tinha muito o que mostrar. O Oscar para ele não premiou essa atuação. Premiou toda uma carreira que nunca poderá ser retomada, mas que não deixa dúvidas do brilhantismo que carregaria.



Melhor Atriz Coadjuvante
Penélope Cruz - Maria Elena em "Vicky Cristina Barcelona"

Demorou para finalmente reconhecerem o valor que Penelope Cruz tem no cinema. Sua personagem em "Volver" já tinha demonstrado isso, mas quando a espanhola brilha em um filme tipicamente americano, como "Vicky Cristina Barcelona" é que o mundo se rende aos seus pés. Sua Elena rouba toda a presença do filme, sendo que ela não está no trio amoroso principal, colocando Rebeca Hall, a protagonista, pra escanteio, quase esquecida e ainda Scarlett Johanson, linda e estonteante, se apaga quando Elena está em cena. Coadjuvante digna, Penelope Cruz ganhou o Oscar por sua atuação e é faz de sua personagem, junto com o de Javier Bardem, a caracterização perfeita de uma sedutora Barcelona.


Melhor Direção
Joel Coen e Ethan Coen - "Onde os Fracos Não Tem Vez"

O que acontece quando os gênios do humor negro decidem fazer uma fábula no deserto que retrata a violência desencabida? Se engana quem pensa que "Onde os Fracos Não tem Vez" é simplesmente um drama. Um ano após de sua exibição e tendo passado ainda por outro filme dos Coen, "Queime Depois de Ler", é que dá pra perceber as semelhanças com toda a filmografia da dupla. a princípio algo inovador, "Onde os Fracos Não tem Vez" é basicamente uma forma muito sombria de colocar o humor negro dos irmãos a serviço da arte. Como eles fizeram isso? Com o talento de direção única que só eles apresentam e são capazes de fazer de um filme, onde a história começa e termina do nada e não tem protagonista (senão a própria violência), uma obra prima.

Melhor Comédia/Musical
"Vicky Cristina Barcelona"

Seria um demérito enorme não dizer que "Vicky Cristina Barcelona" não foi a melhor comédia do ano. Se bem que o filme não é só isso. É envolvente, excitante, sensual, romântico ao estilo Woody Allen que há muito não se via. De fato, esse é o melhor filme do diretor em anos e sua leveza é justamente o que faz você terminar uma exibição do filme flutuando e com água na boca. "Mamma Mia!" é bem mais divertido, "Trovão Tropical" talvez mais engraçado e "Queime Depois de Ler" mais icônico. Sem falar em "Segurando as Pontas", brilhante. Mas me perdoem os cinéfilos, é pra Barcelona que eu vou, ouvindo Giulia e Los Tellarini.



Melhor Filme de Ação
Batman - O Cavaleiro das Trevas

É claro que a ação em "007 - Quantum of solace" rola muito mais solta do que num filme do Batman, mas não é preciso ressaltar mais uma vez o brilhantismo do filme de Christopher Nolan. Cheio de lutas, uma delas espetacular logo no início do filme, e ações, "O Cavaleiro das Trevas" podia passar despercebido quando vimos por aí muitas Cargas Explosivas, Corridas Mortais e Jason Statham pululando por aí. Mas fala sério, qualidade conta. E muito. Vai dizer que você sabe fazer um lápis desaparecer melhor do que o Coringa?



Melhor Filme de Terror / Suspense
[REC]

"REC" demorou 1 ano inteiro para chegar em terras brasileiras. Mas nunca uma espera valeu tanto a pena. Cada segundo da película espanhola faz você suspirar esperando que algo aconteça. Mesmo com cenas embaraçosas de tão óbvias, o clima de claustrofobia que o espectador sente preso com os moradores de um prédio interditado pela defesa civil é quase um simulador. Tão real que provoca sustos, gritos e taquicardia no cinema. O melhor filme de terror dos últimos 10 anos, com certeza, se alguém se lembrar de um melhor, comenta aí. Mas que "REC" tem um brilhantismo inegável, isso é fato. A versão americana "Quarentena" não apresenta nada novo e "REC 2" está em produção. Vamos esperar.


Melhor Drama
"Sangue Negro"

Mesmo com tantos filmes bons que saíram, e ainda tendo o comovente "O Menino do Pijama Listrado" como forte concorrente, "Sangue Negro" ainda assim ganha de longe como melhor drama. "Desejo e Reparação" é muito água com açucar histórico e "Sete Vidas" não tem forças suficientes para bater a saga petroleira. "Onde os Fracos Não Tem Vez" talvez seja o único capaz de se equiparar a "Sangue Negro", tanto que ganhou o Oscar de melhor filme. Mas em matéria de drama, daqueles de tocar o coração mesmo, o filme de Paul Thomas Anderson arrebenta, sem dúvida. O diretor faz um longa extremamente inteligente, onde conquista os espectadores pela curiosidade sobre o caráter duvidoso de Daniel Plainview.


Melhor Romance
"Um Beijo Roubado"

Me perdoem aqueles que esperavam mais do primeiro longa americano de Wong Kar Wai. Me perdoem aqueles que acham que esse filme é um lixo, Mas comparados aos poucos (e fracos) romances que tivemos em 2008, "Um Beijo Roubado" ganha de longe. A experiência de ter assistido esse filme dramático e sensual, além de ingênuo, no cinema envolto por casais apaixonados e por uma trilha digna de namoro, assinada por Norah Jones, é muito traumática e marcante para não elogiar esse filme e escolhê-lo como melhor romance absoluto do ano.


Melhor Canção
"Mamma Mia" - Meryl Streep canta; Benny Andersson e Björn Ulvaeus, letra e música. em "Mamma Mia!"

Várias canções foram tão repercutidas esse ano que mal deu pra escolher. Ficou de fora ainda a trilha de "Na Natureza Selvagem", belíssima. Mas mesmo com todas elas, a imagem de Meryl Streep dançando em cima do telhado da casa de cabras ao som de "Mamma Mia", do ABBA é tão marcante e divertida quanto o próprio filme. A letra não é original, já é conhecida do público e mesmo assim embala o filme com maestria. Como "Mamma Mia!" foi o musical do ano, nada mas justo do que a melhor canção d ano pertencer a sua trilha. Mas demos também grande destaque à voz de Ellen Page e Michael Cera cantando e tocando "Anyone Else But You", o som eletrizante do Paramore com "Decode" e a balada pop espanhola de Giulia e Los Tellarini com a canção tema de "Vicky Cristina Barcelona".


Melhor Filme de Animação
"Wall-e"

Precisa dizer? "Wall-e" É a maior animação do ano. "Kung fu Panda" é incrivelmente divertido, mas a saga do único robô da Terra, sozinho a fazer suas tarefas mesmo percebendo que os humanos talvez nunca voltem é comovente demais para não ser a melhor. Sem falar no padrão de animação que a Pixa assumiu nos últimos tempos que se consolida nesse filme. "Wall-e" bate de 10 a 0 nos concorrentes desse ano, foi até vergonhoso no Oscar colocá-lo ao lado de "Space Chimps" naquele clipezinho. Se houver um ranking das melhors animações da história, "Wall-e" com certeza vai estar entre os 3 primeiros.



Melhor Filme de Ficção Científica ou Baseado em HQ
"Batman - O Cavaleiro das Trevas"

Vou adiantando, nunca gostei de Batman. Digo, das histórias em quadrinhos, dos super-heróis em geral, nunca fui fã do Batman em primeira instância. Entre os filmes, reconheço a primazia do Batman, de Tim Burton, os méritos das continuações Batman Returns e Batman Forever. Reconheço a reinvenção necessária e os toques de luxo e respeito que o personagem ganhou em Batman Begins. Mas se há um filme que reflete a aura do homem-morcego é esse. "Batman - O Cavaleiro das Trevas" é sem dúvida o filme que mais exigiu de atores, roteiristas, operadores de câmera e do diretor uma dedicação maior para que juntos formassem a primazia em que o filme se tornou.



Melhor Filme Estrangeiro não-americano
"4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" - Romênia

Verdade que "[REC]" é o melhor filme de terror do ano e que "O Escafandro e a Broboleta" foi o filme que a França esqueceu no Oscar e alcançou tudo o que alcançou por seus méritos próprios. Agora, se pararmos por 2 horas para assistir esse que é o melhor filme da Romênia, vamos esquecer tudo isso acima. "4 meses, 3 semanas e 2 dias" foi ignorado pelo Oscar, mas o que eles sabem mesmo? Em se tratando de filme estrangeiro dos últimos anos, excetuando-se os americanos, os franceses e os ingleses, (cartas marcadas do baralho), dá pra dizer com certeza que, ao lado de "A Vida dos Outros", da Alemanha e do próprio "O Escafandro..." é um dos melhores.


Melhor Cena de Efeitos Especiais
Primeiro Vôo do Homem de Ferro - "Homem de Ferro"

Tony Stark, um magnata das armas, está preso em cativeiro e seus inimigos dizem que só o libertam se ele lhes construir a arma mais poderosa do mundo. Ele, em sua sabedoria, o que constrói? Uma armadura para sair de lá, é óbvio! A carcaça gigante que ele constrói o tira do cativeiro mas não dura muito tempo. Além disso, ele tem um estilhaço no coração que não pode ser removido. Portanto, sua próxima armadura, construída em bem melhores condições, contém um compartimento de energia extra para, além de fazer dele o Homem de Ferro, mantê-lo vivo. Quando a armadura faz seu primeiro voo, a expectativa do público já tá tão lá no alto que a pirotecnia é esquecida e a emoção vai lá em cima, voando junto com ele.



Melhor Filme Nacional
"Linha de Passe"

Se "Linha de Passe" tivesse sido indicado para representar o Brasil no Oscar, ao invés o horroroso "Ùltima Parada:174", será que teríamos conseguido uma indicação? E mais: será que teríamos vencido, já que os favoritos foram desprezados e usurpados pelo Japão? Perguntas que nunca vão ter respostas mas não diminuem o brilho desse filme, que foi aclamado no Festival de Cannes e ligeiramente esquecido pelo próprio público brasileiro. Com uma aura de "Central do Brasil", o filme de Walter Salles e Daniela Thomas nos lembra que ainda é possível fazer cinema de verdade num país dominado por uma emissora de TV até no cinema.


Melhor Ator Nacional
Selton Mello - João Estrela em "Meu Nome Não é Johnny"

Junto com Wagner Moura, Selton Mello é o melhor ator do cinema nacional. Ponto. Muito justo então que seu papel no filme "Meu Nome não é Johnny" seja eternizado como um dos melhores de sua carreira. Seja por que é baseado numa história real, seja pelo próprio Mello, o fato é que uma atuação brilhante carrega o filme nas costas, que mesmo dramático, é leve e sem exageros. Selton Mello é o cara.


Melhor Atriz Nacional
Darlene Glória - Mércia em "Feliz Natal"

Toda a ilusão em torno dos personagens improvaveis de "Feliz Natal" são tragados de volta a uma realidade desconcertante quando Mércia, a matriarca da família do filme entra em cena. Darlene Glória, musa do cinema de antigamente prova que ainda está em forma em um papel que foi desenvolvido especialmente pra ela por Selton Mello, diretor do filme em sua estreia. Escolha mais do que acertada que, pode não ser tão dramática quanto a de Sandra Corveloni em "Linha de Passe", mas é impactante e um tapa na cara de muita gente.



Os Indicados
http://cinemarcos.blogspot.com/2009/03/1-cinemarcos-os-melhores-de-2008.html

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