sexta-feira, 13 de março de 2009

O Visitante

Indicado ao Oscar de Melhor Ator, Richard Jenkins pode considerar esse filme como o auge da sua glória. Convenhamos, um bom ator ele é, mas nunca teve muita notoriedade. Depois de estar em filmes como Queime Depois de Ler, o ator conseguiu sua primeira indicação ao Oscar por "O Visitante", longa totalmente despretensioso mas que conquista todos que assistem. Eu pude ver o filme no Festival do Rio do ano passado e agora ele chega à algumas telas brasileiras.

O longa conta a história de um professor de Connecticut, Walter Vale, que tem de ir a Nova York para uma conferencia e acaba descobrindo que tem um casal vivendo no seu apartamento de lá. Tarek e Zainab são imigrantes ilegais que tocam suas vidas normalmente na Big Apple. Aos poucos o professor vai se envolvendo com essas pessoas e com o tambor sírio, instrumento que Tarek toca. Até que a prisão injusta de Tarek mexe com a estrutura de Zainab e de Walter e ele vai começar a entender como funciona o sistema de controle de imigrantes dos Estados Unidos.

O filme ganhou o prêmio máximo no Festival de Deauville esse ano e tem uma narrativa comovente e simples. Mais pra frente da história, Walter se envolve com a mãe de Tarek e redescobre sua vida nas emoções que encontra pelo caminho. Um ótimo filme que não encontra muito espaço nas salas de cinema, a oportunidade de ser assistido é agora no Festival do Rio. O filme é delicado ao tocar no caso de imigrantes ilegais,sobretudo árabes muçulmanos, como é o caso de Tarek. Mostra que a terra do Tio Sam anda preocupada demais depois do 11 de setembro.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: