segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Coraline e o Mundo Secreto


Coraline (EUA ,2009)
De Henry Selick. Vozes Originais de Dakota Fanning, Ian McShane e Teri Hatcher.

E eis que mais um Neil Gaiman chega às telas de cinema. Depois da versão para cinema de Stardust - O Mistério da Estrela, e depois de muitos incriveis problemas de pré e pós produção, Coraline ganha as telas do cinema nas mãos do mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack. Lógico, todos os fãs do filme se voltarão para essa nova história, que conta com o mesmo tom sombrio da animação produzida por Tim Burton. Mas algumas pontas soltas podem fazer com que Coraline seja ligeiramente menos adorável.

Coraline Jones é uma menina que acabou de se mudar com os pais para uma cidade no interior do Oregon. Sem amigos por perto e sem a atenção dos pais, que trabalham o dia inteiro como escritores, ela se aproxima de um dos meninos moradores da região, Wybie, a quem despreza um pouquinho. Quando decide passar o tempo explorando melhor a nova casa, ela descobre uma portinha que leva a uma outra dimensão, que na verdade, é uma versão paralela da sua própria vida, onde tudo é melhor, desde a comida até seus pais e vizinhos. O problema é quando essa nova vida decide apreender Coraline para sempre em sua dimensão.

Apesar da história incrível e do tom sombrio, Coraline tem um quê de "mais do mesmo". A mesma história clichê de "não há melhor lugar do que o nosso lar" que vem sendo batida desde que um certo tornado levou Dorothy do Kansas até o mundo de Oz. Afora isso, o longa é competente ao mostrar os vizinhos de Coraline tão surreais em ambos os mundos e na reviravolta final, (ops, spoiler!) quando ela tem que lutar com um mal sobrenatural que assombra a casa há anos. Sem falar no brilhante visual dark, típico de filmes assim como o próprio Jack e A Casa Monstro.

Coraline está disponível em algumas salas do Brasil em versão 3D, o que sugere mais uma vez que este é o meio de sobrevivencia do cinema daqui há alguns anos. Os efeitos 3D pouco impressionam, talvez pelo filme nao ter sido projetado pra ser essencialmente assim, mas diverte a criançada e alguns espectadores mais curiosos pelo formato. Coraline tem ainda uma outra grande bomba nas mãos: se o seu resultado for bom, é mais um ponto a favor das histórias de Gaiman, e finalmente significar um aval, ainda que remoto, para algum estúdio bancar a adaptação de Sandman, HQ clássica de Neil Gaiman e dos anos 90.
Nota: 7
Efeitos 3D: 6

Nenhum comentário: