sábado, 29 de novembro de 2008

Queime Depois de Ler

Burn After Reading (EUA 2008)
De Joel e Ethan Coen. Com George Clooney, Brad Pitt, John Malkovich, Tilda Swinton, Francis McDormand, J.K. Simmons.

Depois de super esperado no festival do Rio desse ano, Queime Depois de Ler agora chega às salas de cinema de todo o país para levar um pouco da tragédia alheia para que nós possamos rir. O começo e o fim do filme mostram imagens de satélite que começam no globo terrestre e vão se aproximando até chegar na cidade em que a história acontece. Talvez um indício de que seu desenrolar poderia acontecer em qualquer lugar. Os Coen compuseram uma obra tão rica e complexa e uma comédia fantástica, se formos pensar que a obra funciona melhor como comédia do que como ação ou drama. Na verdade, apesar da história dramatica, o filme é um comédia. Humor negro como só eles sabem fazer. É Fargo novamente, meus caros, os irmãos controversos de volta a sua velha forma.

A história é complexa, vamos lá. Osbourne Cox (John Malkovich) é um ex-agente da CIA que começa a escrever seu livro de memórias. Enquanto isso, sua esposa, Katie (Tilda Swinton) contrata os serviços de uma advogdo para dar entrada no seu divórcio e analisar suas finanças. Esse advogado pede a sua secretária para gravar os dados em um cd, mas ela perde o tal cd na academia. Academia essa onde trabalham Chad (Brad Pitt) e Linda (Francis McDormand). Chad encontra o cd e acha que tem arquivos secretos da CIA, quando são apenas dados financeiros. Ele convence Lina a chantagear Cox para poderem ganhar algum dinheiro. Linda está desesperada para fazer suas 4 cirurgias plásticas então aceita o negócio. Ela é uma mulher que se envolve com caras da internet, um deles é Harry (George Clooney), ex-guarda costas que por acaso é amante de Katie, esposa de Cox. Vixe!
Só pelo roteiro complexo podemos imaginar que só mesmo os Coen podem fazer uma mágica capaz de ligar todos esses elos. E eles fazem. O roteiro praticamente não tem falhas, sem falar nas suas piadas de humor negro que não poderiam faltar. george Clooney e Brad Pitt estão diferentes de tudo o que já fizeram e John Malkovich está ótimo como sempre.Tilda Swinton também se sai bem, e esse, posso dizer com absoluta certeza, foi o primeiro filme dela que eu a achei bonita! Francis McDormand fantástica, enfim, tudo muito bom mesmo.

Ficamos sempre na expectativa depois que um diretor faz um enorme sucesso com um filme (nesse caso, Onde os Fracos Não Tem Vez). Algumas vezes não dá certo e o público se decepciona. Parece que isso não deve acontecer tão cedo com os irmãos, que sabem costurar pontas soltas como ninguém e fazer filmes estupendos. Já virei fã. E a academia deve estar com sérios problemas se ignorar Queime Depois de Ler no Oscar. Os atores acho meio dificil levar, mas pra filme, direção e roteiro uma indicação tem que sair. Vamos esperar até fevereiro e confirmar os fatos. Nunca foi tão bom terminar um festival.

Nota: 10 (e fuck-se o Bonequinho!!!!)

Nenhum comentário: