quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Max Game

Max Payne (EUA, 2008)
De John Moore. Com Mark Whalberg, Olga Kurlyenko, Nick Nolte, Chris O'Donnell.

Mas Payne é uma tremenda dúvida. Calma, fãs de Rock Bola, não é nesse sentido. Filmes que são adaptações de videogames sempre carregam consigo uma aura de esperança. Afinal, Hollywood continua ansiando que essa possa ser a sua próxima galinha dos ovos de ouro. Nem sempre os resultados saem tão bem - vide Resident Evil e uma penca de outros. O cinema não quer só ganhar dinheiro, quer qualidade também. É em busca dessa qualidade, além da fidelidade ao game, que Max Payne chega aos cinemas cheio de expectativas.

O detetive Max Payne (Whalberg) tem sua família assassinada misteriosamente por uma gangue local, mas o caso nunca ficou totalmente esclarecido. Trabalhando com arquivista da polícia de dia, e como justiceiro de noite, Payne vai atrás de justiça com as próprias mãos, atrás daqueles que tiraram o que ele tinha de mais precioso. Só o que ele não imagina é que vai enfrentar uma trama muito mais complexa, que envolve tráfico de drogas, experiências genéticas militares e muitos assombros sobrenaturais.

A premissa do filme é boa e como filme de ação, funciona que é uma beleza. O visual sombrio realmente impressiona e ajuda bastante. Só que o roteiro é incrivelmente confuso e tem horas que o expectador precisa fazer força pra entender o que acontece. Mark Whalberg não segura o personagem com firmeza, tendo alguns deslizes bonitos de caráter (uma hora ele é forte e durão, outra hora é mole que nem uma moça!). Chris O'Donnell ressurge não sei de onde com uma interpretação altamente esquecível. Olga Kurlyenko, a mais nova bondgirl, vale o ingresso. Fãs do videogame já apontaram que fidelidade não é um ponto forte do filme.

Max Payne, o jogo, foi o inventor do efeito bullet time nos videogames, aquele que mostra o trajeto da bala em câmera lenta, que no cinema ficou tão popular em Matrix. O filme pouco utiliza o recurso e em momentos perdidos. Se apostasse numa coordenação maior de efeitos e história, poderia ser o filme de games definitivo. Bem, mais sorte da próxima vez.

Nota: 6,0

Nenhum comentário: