quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Sob Controle


Surveillence (EUA, 2007)
De Jennifer Lynch. Com Bill Pullman e Julia Ormond.

Talento vem de berço. Esse fato pode ser comprovado nesse filme de Jennifer Lynch. Filha de David Lynch, a diretora imprime um estilo de filmas parecido mas com um tom mais leve que o do pai. Vai ver é genético ou algo do tipo. Esse Sob Controle pode não ser uma grande obra-prima mas sabe como manter o espectador fixo no filme até o seu final.

Uma série de assassinatos acontece numa cidade do interior dos EUA e apenas três pessoas são testemunhas do que aconteceu: um policial, uma jovem viciada em cocaína e uma garotinha. Quando dois agentes do FBI chegam para investigar melhor o caso, as respostas vão aparecendo de acordo com os pontos de vistas dessas três pessoas. A cada visão, como um grande quebra-cabeças, as respostas vão mostrando que nem tudo é o que parece ser.

O filme se mostra um suspense policial que funciona muito bem. As histórias são amarradas, apesar de ter um ou outro furo que fica confuso no meio da história. Bill Pullman e Julia Ormond funcionam bem como o casal de policiais do FBI e as cenas dos assassinatos são muito bem feitas. Falta ao filme um pouco mais de ambição. Ele se mostra tímido ao tentar levar a história ao espectador. Talvez por isso acabe prendendo e caindo no gosto di público.

David Lynch é um dos produtores do longa, o que conta muito em se tratando de quem é. Com um ritmo ágil e leve, Sob Controle leva a narrativa do suspense ao limite certo e seu final é surpreendente. No final, uma reviravolta acontece para identificar os verdadeiros assassinos e talvez aí a personalidade dos Lynch apareça mais forte. Mas isso eu não posso contar né, vai ter que assistir ao filme.

Nota: 8,0

Nenhum comentário: