sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Guerra Sem Cortes


Redacted (EUA /Iraque 2007)
De Brian De Palma. Com Patrick Carroll, Rob Devaney e IzzyDiaz.

Quando se fala em Guerra do Iraque geralmente estamos tentando mostrar uma verdade anti-Bush demais para que possamos acreditar em alguma coisa dita em filmes. No caso de Guerra sem Cortes, a história é tão bem elaborada que é impossível não acreditar. Não querendo afirmar a teoria de Thomas Hobbes, que o homem é mau por natureza, mas há indivíduos que são assim mesmo naturalmente. No caso de uma guerra, basta um estopim para ativar tudo de ruim que existe em uma pessoa.

O filme narra a trajetória de cinco soldados americanos que trabalham em um posto de controle no Iraque. Eles verificam a entrada e saída de pessoas à procura de terroristas. Quando um comandante é atingido por uma bomba, se desencadeia um sentimento de vingança em alguns dos soldados, que vão até as últimas consequencias, matando uma família inteira de inocentes e estuprando a filha mais velha. O desenrolar do filme é visto através da câmera de Salazar, soldado que está documentando suas experiências para poder cursar cinema quando voltar aos EUA.

Brian de Palma construiu um filme polêmico. Além de mostrar o lado dos soldados, como eles enfrentam seus dias e suas frustrações, ainda mostra um lado do Iraque que é obscuro pra muitos de nós que ignora o que acontece por lá. Soldados matam e morrem todos os dias e árabes matam e morrem todos os dias. Quem tem mais necessidade de cumprir suas obrigações? Quem realmente faz isso por que são ordens ou porque acredita que seja o certo? O psicológico humano é dificil de entender e mesmo que DePalma tenha feito um ótino trabalho, essa vai ser uma questão incógnita para sempre.

Nota: 9,5

Nenhum comentário: