quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Procurado


Wanted (EUA, 2008)
De Timur Berkambetov. Com James McAvoy, Angelina Jolie, Morgan Freeman, Common.

É engraçado como todos estão dizendo que existe vida após o Batman. Claro que existe!!! Que Batman é o melhor filme do ano, isso ninguém tem mais dúvidas. Pelo menos até os oscarizáveis serem lançados. Mas podemos continuar seguindo nossas vidas construindo filmes baseados em HQ's que não necessariamente seja uma obra que subjetivamente signifique o caos de uma grande cidade gerada através da insanidade de um vilão. "O Procurado" é uma obra que pode ser meio antropológica também. Mas só que essa não é sua pretensão. O filme foi feito pra ser entretenimento do bom e acaba se tornando algo maior.

Uma fraternidade de assassinos surge há milhares de anos atrás e suas gerações vão cumprindo as missões de manter a ordem no mundo através das eras. Já na atualidade, o maior de todos os assassinos é morto por um dos membros que se bandeou da fraternidade e que agora está caçando os membros um a um. É quando eles decidem recrutar o filho do tal maior assassino de todos os tempos, que não só é alheio aos poderes que possui, como é um tremendo banana que vive uma vida inútil e sem graça. Sua vida muda completamente quando conhece a fraternidade e passa a treinar arduamente para se tornar um assassino e caçar o homem que matou seu pai. Só que nem tudo é o que parece.

O diretor russo Timur Berkambetov se mostrou competente no seu primeiro trabalho americano. Além da estética visual que é parecida com seu filme anterior, "Guardiões da Noite", o longa tem uma agilidade típica de filmes de ação e consegue ser explicativo, apesar de algumas falhas de roteiro e de ganchos. James McAvoy surpreende como protagonista de um filme de ação, depois de filmes profundos como "Desejo e Reparação" ou comédias bobas. Como o cara inútil, Wesley Gibson, até que se sai bem sem nenhum esforço. Angelina Jolie nunca foi tão Angelina Jolie, nem mesmo em "Sr. e Sra. Smith", em que ela é mesmo Angelina Jolie. Aliás, sua personagem é a aposta para divulgação do filme, apesar de ser secundária. E pela primeira vez em um filme eu senti ódio de Morgan Freeman num filme.

Um ótimo filme. Apenas entretenimento mas com uma moral incrível. Existe vida após Batman.

Nota: 9,0

Nenhum comentário: