terça-feira, 30 de setembro de 2008

Meu Marlon e Brando - Da Turquia para Rio

Gitmek: My Marlon and Brando (Turquia, 2008)
De Huseyin Karabey. Com Ayca Damgaci e Hama Ali Kahn.

Deve ser incrivelmente difícil fazer um filme na Turquia. Assim como é dificil para a personagem Ayça fazer teatro e viajar com sua companhia nesse filme. Imagina que acabei assistindo por acaso a Meu Marlon e Brando e achei um filme incrivelmente leve e delicioso de se assistir, ao mesmo tempo que narra uma história triste do amor impossível entre um kurdo e uma turca, tudo por conta do regime estúpido das guerras do oriente. Deve ser incrivelmente dificil fazer um filme desse onde as guerras acontecem.

Ayça é uma moça da Turquia que está apaixonada por Hama Ali, que é um famoso ator iraquiano, sobretudo por interpretar a versão árabe do Superman. Para se corresponder com ela, Hama Ali manda sempre cartas com fitas de vídeos gravadas por ele onde ele mostra a sua rotina. Cansada das promessas de Ali para voltar á Turquia, Ayça decide enfrentar seu próprio calvário e ir ela mesma até o Iraque para encontrar seu amor. Só não esperava encontrar tantas barreiras como a guerra, a burocracia com a imigração e a religião do outro lado da fronteira.

Como não recebemos mais filmes como esse? Leve e muito bem conduzido, o filme não peca em quase nada, porque a história é tão envolvente que o espectador esquece de fazer as análises críticas e passa a torcer pela felicidade de Ayça, que só quer viver a sua vida da melhor maneira possível, sem ficar presa nas barreiras do Islã ou da política. Me pergunto se no Brasil, um filme feito na Turquia faria sucesso. A resposta é não, mas esse quadro deveria ser revertido. "Meu Marlon e Brando" até agora tem sido a grande surpresa, num festival de coisas óbvias.

Sem falar mais uma vez que fazer filme na Turquia deve ser quase impossível.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: