quarta-feira, 11 de junho de 2008

Hulk é Incrível!!!


The Incredible Hulk (EUA,2008)
De Louis Letterrier. Com Edward Norton, Tim Roth, Liv Tyler, William Hurt e Tim Blake Nelson.

A Marvel Studios volta aos cinemas mais uma vez vitoriosa. Conseguiu fazer com que O Incrível Hulk possa satisfazer qualquer espectador que se dê a assistir o filme. A nova aventura do Gigante Esmeralda está muito mais parecida com os quadrinhos do que qualquer outro filme de super-herói (à exceção talvez de Homem de Ferro e Homem-Aranha 1). O ritmo de quadrinhos, muita ação e um monstro digital mais razoável eram de se esperar e estavam todos lá.

O filme reconta a história do Dr. Bruce Banner (Norton) sem entrar na sua origem, explicada apenas nos créditos iniciais. Afetado por raios gama que o transformam na criatura verde quando fica "excitado" demais, Bruce se refugia na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, para tentar achar a cura para sua desgraça enquanto é perseguido pelo exército americano. Esse por sua vez é representado pelas figuras do General Ross (Hurt), impassível na caça contra a arma que ajudou a criar, e O Capitão Emil Blonsky (Tim Roth), que se submete a uma temível experiência para satisfazer sua sede de batalha.

Não é preciso esperar muito para ver Hulk em sua plenitude nas telas. Diga-se de passagem, ele fica muito mais nervoso nesse filme do que em qualquer outro. Por falar em outro, as comparações com o filme de Ang Lee serão inevitáveis. Ele tem seus fãs e seus carrascos, e a discussão ainda vai longe, sobretudo porque o diretor Louis Leterrier conseguiu colocar numa única trama elementos capazes de conquistar os fãs mais do que Ang Lee fez. O novo longa traz muitas referências à mitologia Hulk, desde os quadrinhos até o filme de Lee, passando pela série de tv, com Lou Ferrigno, que faz uma ponta muito divertida. Por falar em pontas, o mestre das pontas da Marvel, o gênio Stan Lee também está lá, na sua participação mais engraçada em filmes de heróis.

O roteiro é ligeiramente decepcionante, mas parece que foi feito sob encomenda para uma platéia faminta por Hulk. O que é perdoável quando falamos de diversão pura, ou seja, não é tãaao profundo quanto no Hulk de Ang Lee, mas não ficou no completo desleixe. O elenco se sente completamente à vontade nos papéis, sobretudo Edward Norton, que surpreende num papel pipoca. O único fio fora da meada é Liv Tyler, que no filme parece ter um ar de ligeira burrice, mas até ela se sai bem. O bom do filme é ir pra se divertir, apreciar as cenas feitas no Rio e curtir muito a batalha final, que é de chorar. E atenção para as inúmeras referências às possíveis continuações, incluindo Os Vingadores...

Nota: 8,5

Nenhum comentário: