domingo, 4 de maio de 2008

Homem de Ferro


Iron Man (EUA, 2008)
De Jon Favreau. Com Robert Downey Jr., Terence Howard, Jeff Bridges e Gwyneth Paltrow.

Homem de Ferro chega aos cinemas brasileiros com uma missão ingrata: ser o filme de estréia da Marvel Studios. Confesso que dá arrepios mesmo quando embaixo do símbolo da Marvel (praxe em todos os filmes de HQ's) aparece o nome "studios". O filme consegue cumprir muito bem essa missão, não ficou só no ritmo introdutório do primeiro Homem-Aranha, mas ainda não é um Homem-Aranha 2, por exemplo.

Pra quem ainda não sabe a história: Tony Stark, um bilionário da indústria de armas é sequestrado por terroristas afegãos, que querem que ele reporduza no cativeiro sua arma mais poderosa: o jericho. Quando vê o que suas armas podem causar, Stark tem um súbito arrependimento e dá um sentido novo a sua vida: ele cria uma armadura de ferro pra escapar do cativeiro e começa uma jornada que o leva a destruir todo o armamento que ja construiu. E assim surge o Homem de Ferro.

Pode soar bem estranho pra quem não conhece os quadrinhos (ele é "só" o líder dos heróis Marvel, coisa pouca - frase plagiada do CCR), mas quem é fã garante que é a melhor adaptação de quadrinhos até agora. Bons efeitos e ótimas interpretações (Robert Downey é Tony Stark completo), com exceção de Gwyneth Paltrow, que não cola como a mocinha indefesa do filme, soa tãaaao artificial... Cheio de pontas soltas, pode apostar que vai vir mais uma franquia por aí. Mas enfim, abrindo a temporada de blockbusters de 2008 - foram US$ 100 milhões no fim de semana de estréia nos EUA - eis que os outros vão ter que trabalhar muito pra bater esse aqui.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: