domingo, 13 de abril de 2008

"Um Beijo Roubado".Ótimo e suave como Norah Jones!


My Blueberry Nights
(EUA, 2007) De Wong Kar Wai. Com Norah Jones, Jude Law, Rachel Weisz, David Strathairn, Natalie Portman.

Sabe desde quando eu espero My Blueberry Nights? Desde quando Norah Jones anunciou que faria um filme. A partir deste momento, contei os segundos esperando para saber com seria o filme, qual seria o diretor. o roteiro, todos os mínimos detalhes. E eis que, finalmente, chega aos cinemas Um Beijo Roubado, o primeiro longa do diretor Wong Kar Wai em Hollywood. E até que pra uma estréia (também de Norah Jones), até que o filme não faz feio.

O filme segue a trajetória de Elizabeth (Jones), moça que chega atordoada ao café de Jeremy (Jude Law), após ter sido abandonada pelo namorado. Eles criam um vínculo quase espiritual entre eles, e se tornam muito próximos. Elizabeth decide então largar tudo pro alto e cair na estrada. Na sua viagem, arranja dois empregos (pra juntar e comprar um carro) e se depara com a história dramática de um policial (David Strathairn, de Boa Noite e Boa Sorte, ótimo aqui) e sua ex-mulher (Rachel Weisz, mais mulherão impossível).Continuando sua viagem encontra Leslie (uma irreconhecível Natalie Portman), uma apostadora de Las Vegas que vive as turras com o pai. As histórias passam pela vida de Elizabeth sem que ela entre nas histórias por completo. Lizzie as aproveita para complementar a sua própria vida e ver que pode-se sempre melhorar e seguir em frente.

Wong Kar Wai entrega uma trama movimentada e muito sentimental, daquelas de fazer você sair pensando muito sobre você mesmo.
A montagem do filme pode ser estranha pra quem não está acostumado (takes rápidos, slow-motions, cortes desconexos, como se fosse uma série de TV e não um filme, mas aí é que mora a graça). Norah Jones não decepciona e tem ótima química com Jude Law, mais explícita no fim do filme. E o elenco coadjuvante dá a sustentação do filme inteiro, ou seja, Um Beijo Roubado não é só diversão por diversão, é incrivelmente apaixonante. Sem falar que Norah Jones só por si mesma é uma ótima experiencia (principalmente, praquem gosta dela). O título original se refere as tortas de amora (blueberry, em inglês) que sempre sobram no café de Jeremy e que Lizzie adora. Já o Beijo Roubado é bom esperar pra se ver o filme, porque não é qualquer beijo. Quer uma dica? Não assista sozinho.

Nota:8,0

Nenhum comentário: