quarta-feira, 23 de abril de 2008

Não é mais uma paródia de filmes de sucesso.


Há tempos que se vêem paródias de gêneros no cinema. Corra que a polícia vem aí e Austin Powers já faziam isso há algum tempo. Mas de uns anos pra cá elas viraram febre se sinônimo da crise de criatividade que assolou Hollywood há alguns anos. Um dos primeiros a explorar esse filão foi Marlon Wayans, com seus queridos irmãos Shawn e Keenen Ivory na paródia dos filmes de terror adolescente Scary Movie, em 2000 .Como a principal zoação era com o filme Pânico, e o Brasil ainda não sabia o que vinha por aí, acabou ficando o nome Todo Mundo em Pânico (acredite, o nome foi escolhido pela internet no site da Lumiére). Além de Pânico, o filme pegou carona na onda de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e O Sexto Sentido.
No ano segunite chegou ás telas Não é Mais Um Besteirol Americano, provando que realmente era mais um. No original (Not Another Teen Movie) a idéia era sacanear filmes tipicamente escolares e adolescentes, com direito a jogos de futebol e líderes de torcida, aproveitando as histórias de Ela é Demais, American Pie, Segundas Intenções e outros do gênero. Ainda em 2001 chegou às telas a continuação de Scary Movie (Todo Mundo em Pânico 2), dessa vez parodiando A Casa da Colina, O Exorcista, Hannibal e até As Panteras! O curioso é que no lançamento do primeiro filme, os produtores juraram que não teria uma sequência (!!!!!!).Passando um tempinho pra Hollywood respirar, em 2003 chega aos cinemas Todo Mundo em Pânico 3 (o melhor deles até agora).O filme contou inclusive com nomes de peso da comédia como Queen Latifah, Charlie Sheen e Leslie Nielsen. Dentre os escrachados ficaram os filmes O Chamado, Sinais, Matrix e 8Mile. Mas até que foi bom esse daí, ou vai dizer que você também não riu todas as vezes que o garotinho foi atropelado?

2006. Todos achavam que tinha acabado, que tava bom já. E eis que eles me saem com mais um Todo Mundo em Pânico (o quarto). Dessa vez o bote principal foi no filme O Grito, seguido de King Kong, Guerra dos Mundos e Jogos Mortais, sobrando ainda para A Vila e Menina de Ouro. Mas Hollywood ainda veria sua maior safra de besteiróis de 2006 em diante. Uma Comédia Nada Romântica (Date Movie) chegaria às telas do cinema parodiando todos aqueles clichês de filme romântico,entre eles Bridget Jones, Penetras Bom de Bico e todos os do Hugh Grant, mas não se sabe exatamente o que Kill Bill fazia no filme. Depois desse veio (ooooh) Deu a Louca em Hollywood (por essa ninguém esperava). Epic Movie trouxe à tona do besteirol Harry Potter, Piratas do Caribe, As Crônicas de Nàrnia, O Senhor dos Anéis , A Fantástica Fábrica de Chocolate e uma pá de filmes de fantasia. E ainda (só mais um vai, continua lendo) esse ano fomos brindados já com Espartalhões (Meet the Spartans), roubando a idéia de 300 e dos filmes de guerras épicas como Tróia e Gladiador, não se sabendo muito bem o que Britney Spears, Homem-Aranha 3, Shrek e Ugly Betty faziam no filme.

Aliás, sempre sobra espaçp pras zoações com celebridades destaque, como vemos nesse último, Superhero movie. Sobra pra todo mundo: Britney Spears, Tom Cruise, Bento XVI, Dalai lama e nem Stephen Hawking escapou ileso dessa vez. Curiosamente, de todos esses filmes, nos que Carmem Electra "atuou" ela ganhou o Framboesa de Ouro. Vai ver eles odeiam ela mesmo, Ou vai ver os filmes são mesmo ruins. O fato é que filmes desse gênero fazem rir, alguns mais outros menos, e às vezes batem recordes de bilheteria (e Hollywood sabe disso) .Mas esperamos ansiosos para que os produtores e roteiristas se injetem de ânimo para que não precisemos presenciar mais desses. Vale avisar para os mais desavisados que Todo Mundo em Pânico 5 está a caminho...Será que Anna Faris não se cansa nunca?

Nenhum comentário: