terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

ALELUIA!

"
Greve dos roteiristas está encerrada
Data: 11 de Fevereiro de 2008
Por: Caio Castelo
A direção do Writers Guild of America declarou neste domingo, 10, que aprovou o novo acordo com a Alliance of Motion Pictures and Television Producers, representante dos estúdios, e que fará uma votação entre os seus membros no início desta semana para oficializar definitivamente a decisão.

Após três meses em greve, o sindicato anunciou que roteiristas e estúdios haviam chegado a um "acordo preliminar" na manhã deste sábado, 9. Representantes dos roteiristas e dos estúdios se reuniram durante duas horas e meia na noite do mesmo sábado para discutir um possível fim da greve e como aprovar formalmente o novo contrato, que deverá ter duração de três anos.

Patric Verrone e Michael Winship, presidentes do sindicato, afirmam em comunicado aos membros que "apesar de o acordo não ser perfeito nem ser tudo o que merecemos pelas inúmeras horas de trabalho duro e sacrifício, nossa greve tem sido um sucesso". E concluem: "dar seguimento à greve agora não trará ganhos suficientes para sobrepujar riscos potenciais. Chegou a hora de aceitar este contrato e encerrar a greve."

O acordo do Writers Guild of America com a Alliance of Motion Pictures and Television Producers prevê a jurisdição do sindicato na divisão dos lucros obtidos por meio de novas mídias, além de um aumento de cerca de 3,5% nos honorários dos roteiristas. Filmes transmitidos na internet com o patrocínio de anunciantes passarão a render aos roteiristas 1,2% do lucro obtido pelo distribuidor. No caso de programas de TV, essa porcentagem sobe para 2%. Verrone e Winship sintetizaram os termos do contrato da seguinte forma: "Quando eles são pagos, nós somos pagos".

No dia 5 de novembro, cerca de 10.500 roteiristas interromperam suas atividades para reivindicar maiores lucros sobre as obras veiculadas em novas mídias, como DVD, celular e internet. Desde então, filmes, programas e séries de TV sofreram uma paralisação que já dura três meses, comprometendo até a temporada de premiações. O Globo de Ouro, considerado a principal prévia do Oscar, não contou com a presença dos atores e foi reduzido a uma mera entrevista coletiva, sem o glamour de costume. O People's Choice Awards foi cancelado.

O fim da greve permitirá que produções como "Shantaram", novo filme de Johnny Depp ("Edward Mãos de Tesoura"), e a adaptação do livro "Anjos e Demônios", do escritor Dan Brown, sejam retomadas; além de garantir que a cerimônia de entrega do Oscar seja realizada no seu formato habitual, o que é um grande alívio para a Academia. As estatuetas serão entregues no dia 24 de fevereiro. "

Retirado do site Cinema Com Rapadura

Nenhum comentário: